A Sony está chamando o Xperia Z3 Tablet Compact de “o tablet a prova d’água mais fino e mais leve” no mercado, mas mesmo sem as distinções técnicas IP65/68, o aparelho é um dos tablete mais esbeltos no mercado.

Pesando 270g e com apenas 6,4mm de espessura, o tablet de 8 polegadas conta com o design minimalista e angular Omnibalance, que vem caracterizando a linha de dispositivos móveis da Sony nos últimos anos. Aqui, aliado ao tamanho e ao peso do tablet, ele dá a impressão de o aparelho ser leve como uma pena — colocado na palma da mão, é difícil acreditar que você esta segurando alguma coisa além da carcaça do aparelho.



Mas, pegando emprestadas as características do smartphone Xperia Z3, grande novidade da Sony na IFA deste ano, as especificações técnicas são igualmente impressionantes. Um processador quad-core Snapdragon 801 de 2,5GHz põe para funcionar uma tela full HD, enquanto a bateria de 4.500mAh garante, segundo a empresa, sólidas 13 horas de execução de vídeo.

Divulgação

E assim como no smartphone, a Sony está usando uma nova tecnologia de economia de bateria que ajusta a frequência de atualização da tela dependendo do seu uso para arrancar alguns preciosos minutos a mais de cada recarga. Ele também tem a tecnologia “Contrast Enhancement” do irmão menor, aumentando os níveis de contraste nas áreas mais escuras da tela no nível dos pixels de acordo com a luz ambiente. Isto deve melhorar a legibilidade da tela sob a luz do sol, e (baseado num teste improvisado feito com uma lanterna) parece funcionar bem.

Caso você queira quebrar o mandamento do “Não tirarás fotos com seu tablet”, o Xperia Z3 Tablet Compact vem com um sensor traseiro de 8MP, que deve ser capaz de tirar uma foto razoável caso você não tenha nada menor e melhor ao alcance. O leque usual de apps de câmera da Sony vem pré-instalado como parte do Android 4.4.4 alterado pela empresa, com funções de realidade aumentada que incluem até mesmo uma simulação de desafio do balde de gelo.

Divulgação

E, mais uma vez assim como o smartphone Z3, o Xperia Z3 Tablet Compact será particularmente atrativo para quem tem um PlayStation 4. Através do app de segunda tela do PlayStation, o Xperia Z3 Tablet Compact permitirá transmitir via Remote Play jogos de PS4 numa rede Wi-Fi local, do mesmo modo que já acontece no PS Vita. Você precisará de um controle DualShock 4 para isso (e a Sony também vai lançar um acessório para acoplar por sucção o tablet no joystick), mas, por outro lado, você vai poder jogar WatchDogs no banheiro.

Divulgação
A Sony ainda não revelou o preço, mas diz que o tablet estará nas lojas até o fim do ano.

A decisão de lançar o Xperia Z3 Tablet Compact, claro, sugere que uma versão de tamanho maior do tablet deve estar a caminho também (digamos, de 10 polegadas)… ponto final. A Sony não revela que outros tamanhos estão vindo por aí, mas temos uma sensação que sugere que, se você quer um tablet maior da geração Xperia Z3, ele não deve estar tão longe assim.