Dois jovens foram salvos após sofrerem um acidente de carro em um local isolado graças a um recurso do iPhone 14: o SOS via satélite. Os as vítimas estavam em uma rodovia em Montrose, no estado da Califórnia, quando perderam o controle do veículo, saíram da pista e caíram em um cânion.
Sem conexão à internet, o resgate foi acionado com o auxílio da ferramenta, que foi uma das grandes novidades da versão mais recente do smartphone da Apple. A conectividade via satélite foi implantada, justamente, para que usuários pudessem pedir socorro em situações de emergência.
A equipe de salvamento precisou utilizar um helicóptero para realizar o resgate no local de difícil acesso. As vítimas, um homem e uma mulher, de aproximadamente 20 anos, que não tiveram a identidade revelada, tinham ferimentos leves e conseguiram se comunicar com a emergência através de mensagens de texto.
Com a localização em mãos, os socorristas foram até o local e içaram as vítimas para o interior do helicóptero. Confira o salvamento no vídeo abaixo:
Deputies, Fire Notified of Vehicle Over the Side Via iPhone Emergency Satellite Service
This afternoon at approximately 1:55 PM, @CVLASD received a call from the Apple emergency satellite service. The informant and another victim had been involved in a single vehicle accident pic.twitter.com/tFWGMU5h3V
— Montrose Search & Rescue Team (Ca.) (@MontroseSAR) December 14, 2022
Quando lançado, o SOS via satélite havia sido disponibilizado apenas para iPhones 14 nos Estados Unidos e Canadá, mas a partir desta semana, o recurso está sendo liberado no Reino Unido, França, Alemanha e Irlanda. A expectativa é que a funcionalidade chegue a mais regiões — incluindo o Brasil — em breve.
Além da conexão por satélite, a Apple lançou neste ano o detector de acidentes, que aciona a emergência caso identifique algum impacto repentino que possa caracterizar um acidente grave. O recurso também parece ser funcional e já existem alguns relatos de usuários que foram salvos graças à ferramenta.
Mesmo com um algoritmo treinando por um enorme banco de dados, ele vem sofrendo com alguns falsos positivos. Alguns parques americanos chegaram a colocar avisos para seus clientes desligarem Apple Watches e iPhones para evitar o acionamento equivocado de serviços de emergência.