A SpaceX, empresa espacial do bilionário Elon Musk, lançou a missão Crew-8 para a ISS (Estação Espacial Internacional) na noite do último domingo (3). Apesar do lançamento ter sido considerado um sucesso, uma pequena rachadura detectada no casco da nave Crew Dragon Endeavour quase fez a equipe da SpaceX cancelar a missão.
Os engenheiros descobriram uma rachadura na escotilha do Crew Dragon cerca de 30 minutos antes do lançamento. No entanto, após uma análise cuidadosa, os engenheiros da missão concluíram que era seguro prosseguir com a decolagem.
Vale lembrar que está é a quinta vez que a Endeavour viaja ao espaço. Os engenheiros da SpaceX estimam que uma mesma nave pode ser reutilizada até 15 vezes.
Aliás, a Crew Dragon Endeavour foi a primeira da frota da empresa a transportar astronautas.
O foguete Falcon 9 decolou de Cabo Canaveral, nos EUA, transportando os astronautas da NASA Michael Barratt, Matthew Dominick e Jeanette Epps, além do cosmonauta russo Alexander Grebenkin. Eles devem ficar cerca de seis meses em órbita. Reveja o lançamento da missão Crew-8:
Watch Falcon 9 launch Dragon and Crew-8 to the @Space_Station https://t.co/dZSaG5luJT
— SpaceX (@SpaceX) February 26, 2024
Sucesso do lançamento da SpaceX
O Falcon 9 colocou a espaçonave Dragon em órbita cerca de 12 minutos após a decolagem. Nessa configuração, o foguete pode, por exemplo, transportar cargas úteis de até 13.150 kg em órbita terrestre baixa, e 4.850 kg em órbita de transferência geoestacionária.
A Crew-8 substituirá a equipe Crew-7 — que está na ISS desde agosto passado. A Crew-7 retornará à Terra em cerca de uma semana na espaçonave Crew Dragon Endurance, também da SpaceX, que está em sua terceira missão espacial.
O administrador da NASA, elogiou a SpaceX e a NASA por mais um lançamento bem-sucedido para a ISS. “Nesta oitava missão de rotação da tripulação, mostramos mais uma vez a força das nossas parcerias comerciais e da engenhosidade americana que nos impulsionará ainda mais no cosmos”, disse Bill Nelson.
De acordo com a SpaceX, a espaçonave Crew Dragon está programada para atracar na estação espacial nesta terça-feira (5).