A SpaceX se prepara para o quinto voo de testes do foguete gigante Starship e também para uma novidade (no mínimo) ousada. A torre de lançamento deverá agarrar o foguete Super Heavy – o enorme propulsor da Starship – no ar.
O Super Heavy é o foguete propulsor da Starship com 71 metros de altura. Combinado com o estágio superior da nave, o foguete chega a ter 121 metros. O último voo de testes da Starship ocorreu no dia 6 de junho de maneira bem-sucedida. No entanto, tanto o propulsor quanto a nave pousaram na água.
Agora, já a partir da próxima missão, a meta da SpaceX é priorizar a recuperação dos estágios para reutilização em testes futuros.
De acordo com Elon Musk, CEO da empresa, o lançamento do quinto voo teste da Starship pode acontecer ainda neste mês se a SpaceX obtiver autorização dos EUA. Enquanto isso, na última quinta-feira (27/6), a SpaceX publicou um vídeo no X (antigo Twitter) mostrando como vai agarrar o foguete gigante em pleno ar, sem tocar no solo. Confira:
Returning the booster after launch is a core capability to Starship becoming rapidly and reliably reusable pic.twitter.com/j4NSdnNiKr
— SpaceX (@SpaceX) June 27, 2024
Essa torre, batizada de “Mechazilla”, possui estruturas de ferro que são como hashis para agarrar o foguete Super Booster quando o propulsor se separar do estágio superior da Starship e retornar à Terra.
Em uma publicação anterior, a SpaceX afirma que a equipe da Starbase testava “os hashis da torre para agarrar um booster Super Heavy”.
A explicação sobre a SpaceX chamar essas estruturas de hashis tem a ver com mais uma piada de Elon Musk. Em um retweet da publicação original, Musk comenta “é basicamente ‘Karate Kid’ em grande escala”.
A frase de Musk, portanto, é uma alusão à cena em que os protagonistas do filme usam hashis para pegar moscas.