_Tecnologia

Spotify lança nova playlist que reúne os gostos musicais dos seus amigos

Saiba como criar a “Friends Mix”, nova playlist automática de recomendações de músicas de amigos no Spotify

Spotify lança nova playlist que reúne os gostos musicais dos seus amigos

Imagem: Spotify/Reprodução

O Spotify acaba de anunciar o lançamento do “Friends Mix”, um nova playlist gerada automaticamente que se baseia nas músicas favoritas dos seus amigos.

A novidade pode ser vista como uma evolução do “Match” (ou “Blend”), uma lista de reprodução compartilhada para que amigos possam combinar suas músicas preferidas em uma playlist unificada.

De acordo com o Spotify, existem atualmente 11 milhões de playlists na plataforma com a palavra “amigo” no título. Isso indica que muitas pessoas recorrem aos amigos para pedir sugestões de álbuns, artistas ou playlists.

A ideia do Spotify foi criar um algoritmo que facilita esse trabalho de recomendação de conteúdos, além de reforçar a conexão entre os usuários e impulsionar a interatividade no aplicativo.

Como criar a “Friends Mix” no Spotify

O Spotify afirma que a função “Friends Mix” vai começar a funcionar a partir desta quinta-feira (28), para usuários de dispositivos iOS ou desktop de todo o mundo, incluindo usuários gratuitos ou premium.

Quem já utiliza o Match, a playlist será criada automaticamente. Caso isso não ocorra, basta seguir o passo a passo:

  1. Digite “Match” (ou “Blend”) na guia de pesquisa no Spotify.
  2. Caso ainda não tenha feito isso, toque em “Criar um Match” e, em seguida, “Convidar”, para adicionar amigos.
  3. Após os amigos aceitarem o convite, é necessário criar três playlists no Match com pelo menos duas pessoas para ativar o “Friends Mix”.

Quando o recurso for ativado, uma nova playlist será criada na categoria “Feito Para Você”. A lista de reprodução será atualizada diariamente com as preferências dos seus amigos. Quanto mais “matches”, maior o número de recomendações que o usuário vai receber.

Por enquanto, ainda não há informações sobre quando o recurso estará disponível para celulares Android.

Sair da versão mobile