Toda segunda-feira o Spotify faz uma playlist exclusiva com músicas que você provavelmente vai curtir, as chamadas ‘Descobertas da Semana‘. Seguindo a mesma linha, o serviço de streaming vai atualizar todas as sextas uma playlist com os lançamentos de artistas que você curte. Trata-se da ‘Radar de Novidades’.

• Nova playlist automática do Spotify conhece você tão bem que chega a assustar
• Spotify lança novo plano família mais barato: R$ 22,35 para até seis pessoas
• Uma coleção com as músicas mais bizarras do Spotify

São até duas horas de novas faixas dos artistas que o usuário segue ou ouve com frequência, além de sugestões personalizadas com base no estilo que mais tem sido tocado.

Enquanto a Descobertas da Semana analisa os seus hábitos dos últimos seis meses para fazer as sugestões, a Radar de Novidades não consegue chegar a esse ponto. Até porque não é toda semana que as bandas que você curte lançam novos discos. A nova playlist leva em consideração todo o seu histórico de reprodução e garimpa os sons lançados há duas ou três semanas.

A tentativa é ir um pouco além do que só mostrar aquilo que você já conhece. Porém, esse é um desafio e tanto, já que as novas músicas não são automaticamente categorizadas pelos algoritmo, que são fundamentais em todo o processo de curadoria do Spotify e tem um grau de complexidade bem interessante: em vez de categorizar artistas de forma genérica, como “banda de rock”, ele vai além e classifica de forma mais detalhada, como “indie folk rock”.

Por aqui, a playlist acertou em cheio. Praticamente todas as músicas da lista são de artistas que conheço, e uma ou outra coisa nova que combina bem com os meus gostos.

Para ver a nova playlist, basta navegar até a seção “Descobrir” nos aplicativos do Spotify ou procurar por ‘Radar de Novidades’ na busca.