Um novo recurso do Spotify, a opção “excluir do seu perfil de gosto” vai ajudar a evitar recomendações de músicas e artistas que não se encaixam no perfil do ouvinte da plataforma de streaming musical.
O “perfil de gosto” é o jeito que o algoritmo do próprio Spotify determina seu estilo musical com base no que você ouve, personalizando sua experiência no aplicativo. Isso serve para a plataforma recomendar músicas e playlists ao usuário, como acontece nos “Daily Mixes”, “Descobertas da Semana” e até mesmo no “Spotify Wrapped”.
Sendo assim, o “excluir do seu perfil de gosto” promete reduzir o impacto de músicas indesejadas entre as suas recomendações. Com ele, você pode sinalizar ao Spotify qual playlist você quer que seja menos relevante em suas recomendações.
A ideia é que a função evite que músicas ouvidas em momentos específicos, como para dormir, meditar, estudar e trabalhar, por exemplo, acabem nas recomendações do Spotify para o seu perfil.
Além disso, o novo recurso é uma boa opção para quem tem filhos, já que músicas infantis podem “bagunçar” as recomendações do aplicativo. Agora, será permitido manter à parte playlists com essas faixas, sem fazer aquela confusão no algoritmo.
As playlists excluídas do seu perfil de gosto não afetam suas “curtidas” e você ainda pode ter acesso fácil a elas na guia “Início”. Quando ativado, o recurso exclui as audições anteriores e futuras das recomendações.
Outra forma de não afetar suas listas de reprodução é ativando uma sessão particular, recurso que já estava disponível nas configurações na plataforma há algum tempo, apesar de ser um pouco mais trabalhoso.