Mais uma grande plataforma está tentando copiar o formato do TikTok na esperança de capturar mais usuários no cobiçado grupo demográfico de 18 a 34 anos. Este é o ciclo que estamos fadados a repetir, dia após dia, até que o TikTok deixe de existir. Desta vez, a plataforma em questão é o Spotify.

Na quarta-feira, o site TechCrunch relatou que a plataforma de streaming de música está seguindo os passos do Instagram, Facebook, Reddit, Pinterest, Netflix, Snapchat e mais, testando um feed de vídeo vertical de rolagem infinita.

No caso do Spotify, esse feed aparecerá em uma guia Discover recém-criada, situada entre os botões Home e Search, e permitirá que os usuários percorram, curtam ou pulem uma seleção selecionada de videoclipes.

O recurso foi apontado pela primeira vez pelo desenvolvedor Chris Messina , que observou em um tweet que o novo feed é “basicamente uma versão reduzida de um feed no estilo TikTok de videoclipes verticais”.

No mesmo tópico, Messina especula que o scroll Discover provavelmente usará o mesmo formato Canvas que o Spotify começou a implementar em 2019 — o que permite aos artistas adicionar clipes de vídeo altamente estilizados às suas músicas dentro do aplicativo Spotify.

Como o Spotify observou no passado, os primeiros dados mostram que o Canvas parece impulsionar o engajamento, com os usuários mais propensos a interagir com as músicas que têm o recurso anexado. E também vale notar que, ao contrário do Instagram, que cheira a desespero com seu recurso Reels, o Spotify tem uma base sólida no videogame apenas por ser uma plataforma centrada na música. Afinal de contas, a popularidade dos vídeos do TikTok é alimentada pelos pequenos clipes musicais — quem pode dizer que o contrário não pode ser verdade para o Spotify?

Assine a newsletter do Gizmodo

O projeto Discover no Spotify ainda está nos estágios iniciais de teste. Então, não há como saber se o veremos sendo implementado mais amplamente no iOS e Android em breve. Mas uma coisa com que podemos definitivamente contar — tão certo quanto o sol nasce no leste e se põe no oeste — é inevitavelmente mais plataformas tentando fazer cosplay como TikTok no futuro próximo.