Spotify vai incluir audiolivros no menu de opções

Com a aquisição de uma empresa de audiolivros, o Spotify busca ser uma plataforma ainda maior

O Spotify já é uma “bagunça” feita de música e podcasts… Mas, em breve, a plataforma também vai incluir audiolivros à pilha de conteúdo que clama por seus ouvidos toda vez que você abre o aplicativo.

O serviço de streaming de música anunciou que está adquirindo a Findaway, empresa de audiolivros. Os planos são incluir o formato em 2022. O negócio supostamente vai além da simples distribuição de audiolivros, e também pode incluir serviços de criação desse tipo de conteúdo.

Esquema “Anchor”

O modelo lembra muito a plataforma de podcast do Spotify, o Anchor, que permite gravar, editar e publicar episódios de podcast rapidamente. O Spotify irá aproximar autores de livros com narradores em potencial, para criar efetivamente sua própria versão do Audible, da Amazon.

“Com esta aquisição, seremos capazes de acelerar a adição de um catálogo de audiolivros à plataforma, para que os usuários possam efetivamente obter todo o conteúdo de áudio que desejam”, disse Nir Zicherman, chefe de audiolivros do Spotify.

A empresa planeja vender audiolivros individuais para usuários, gratuitos e pagos, e permitir que autores e editoras usem outra plataforma de processamento de pagamento e mantenham as vendas.

Aqueles que optarem pela plataforma de pagamento do Spotify terão que dividir a receita — embora isso possa ajudar os autores independentes a distribuir seus trabalhos mais rapidamente.

Rivais

O Spotify também planeja trabalhar na descoberta de audiolivros, semelhantemente ao seu trabalho na descoberta de músicas, listas de reprodução e podcasts.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Mas isso pode se tornar irritante, ainda mais se você já estiver profundamente integrado em outra plataforma de audiolivros. Por exemplo, para quem já está acostumado com o Google Play Store e seus audiolivros, que se integram perfeitamente com os visores inteligentes do Google Assistant, pode ser ruim ser bombardeado pelo mesmo tipo de conteúdo.

O Audible da Amazon é o rival, claro, e adicionar uma biblioteca de audiolivros à sua plataforma ajuda a posicionar o Spotify como sua loja de áudio completa. De acordo com o site The Verge, o Spotify pode até mesmo se aventurar no território de assinaturas como parte de suas ofertas premium.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas