A Starlink está cobrando um valor adicional único de US$ 100 em áreas muito congestionadas. Ou, em outras palavras, com alto volume de acessos. A taxa foi adicionada ao serviço de maneira bastante discreta. Sem nenhum comunicado formal aos usuários e só foi descoberta após alguns internautas notarem explicações sobre o tema na área de “perguntas frequentes”.
A taxa da Starlink
A chamada “taxa de congestionamento” é cobrada antes da finalização da contratação do serviço Starlink Residential, que custa US$ 120 por mês, em alguns locais com capacidade limitada de conexão, como é o caso dos estados americanos do Texas, Flórida e Kansas, por exemplo.
Nos últimos anos, o serviço da empresa, que é de propriedade da SpaceX, se popularizou muito rapidamente nos Estados Unidos. O crescimento no número de clientes, no entanto, não acompanhou o desenvolvimento da infraestrutura de fornecimento de internet.
A velocidade de conexão dos serviços da empresa caíram significativamente desde que o número de assinantes aumentou, o que tem sido notado por usuários e também pelas autoridades americanas, que já admitem que a empresa tem um limite no que pode oferecer.
Este cenário impacta diretamente na qualidade do serviço oferecido em áreas onde a empresa possui mais pessoas com planos ativos. A Starlink afirma que, se os novos assinantes cancelarem o plano dentro do período de 30 dias, recebem a taxa de congestionamento de volta.
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A companhia ainda afirma que o valor deixará de ser cobrado caso a conexão de rede atinja níveis melhores. Neste momento, no entanto, não há previsão de quando isso pode ocorrer nas áreas onde a empresa enfrenta um cenário desafiador para garantir o funcionamento de seu serviço.
A Starlink também está oferecendo um crédito de US$ 100 para assinantes das áreas onde a empresa tem poucos clientes e, por este motivo, não enfrenta nenhum problema de congestionamento. Ou seja, na realidade, nestas regiões a cobertura de rede está funcionando bem melhor que o esperado.