A Starship está criando um exército de robôs autônomos para fazer entregas rápidas
As entregas via drone ainda não são uma realidade em função da necessidade de regulação. Enquanto isso, Ahti Heinla e Janus Friis, os fundadores do Skype, estão investindo em um “exército” de robôs autônomos entregadores. Chamada de Starship, a companhia tem a intenção de fazer entregas em menos de 30 minutos de baixo custo.
Os robôs funcionam no asfalto e andam com velocidade média de 6 km/h (4 mp/h). Eles carregam no máximo 20 kg. Ok, mas como a pessoa vai saber que o robô está chegando em casa?
Bom, a Starship explicou ao jornal The Telegraph que a pessoa pode agendar a entrega, e todo o acompanhamento do robô será feito por um aplicativo para smartphone. A carga ficará trancada no robô e só poderá ser aberta com a liberação via app.
Para não errar o local, os robôzinhos usam uma combinação de câmeras, GPS, giroscópios e um sistema de mapa pré-instalado. Apesar de toda essa tecnologia, quando dá ruim, um operador humano pode assumir o controle do robô remotamente, como explica Janus Friis ao The Telegraph:
Se ocorrer algo, como um caminho difícil ou uma situação inesperada, ou mesmo se há muita gente no local, o robô automaticamente liga para nossa central e um operador assume o controle para tentar resolver o problema.
O objetivo, segundo os fundadores, não é competir necessariamente com a Amazon, pois a ideia é proporcionar entregas pequenas e é algo muito focado no mercado local. Eles querem reduzir custos de entrega de “última milha”, evitando desperdício de tempo e dinheiro para estacionar um furgão, por exemplo.
A ideia parece boa e parece bastante razoável, mas seria interessante ver, por exemplo, como esses robôs se portariam no centro de uma cidade grande e o quanto que eles não seriam chutados.
[Via The Telegraph]