Startup alemã anuncia primeira bicicleta elétrica com ChatGPT
Depois de carros da Mercedes-Benz com ChatGPT, chegou a vez das bicicletas elétricas também serem integradas com o chatbot ultra responsivo da OpenAI.
A novidade é da startup alemã Urtopia, que apresentou a tecnologia na feira EuroBike 2023. O encontro anual aconteceu de 21 a 25 de junho em Frankfurt, na Alemanha.
De acordo com a empresa, a primeira e-bike com ChatGPT do mundo terá o modelo de IA (inteligência artificial) integrado ao seu já existente assistente por voz.
Assim, será possível traçar rotas, pedir dicas de locais para visitar, ativar o sistema anti-furto e, é claro, conversar e fazer perguntas para o ChatGPT. Assista uma demonstração no vídeo:
As smartbikes da Urtopia possuem integração com aplicativos como Apple Fitness e Strava. Assim, o ciclista poderá usar a IA para criar planos de exercícios específicos para seu tipo de corpo e condicionamento físico. Da mesma forma, o motor da bicicleta poderá ofecer mais ou menos potência de acordo com seus objetivos.
A Utopia não deu detalhes sobre quando e como o ChatGPT chegará às suas bicicletas elétricas. Se seguir os passos da Mercedes-Benz, o chatbot provavelmente entrará em uma atualização do software do assistente de voz.
No vídeo divulgado pela empresa, um ciclista interage com o ChatGPT por meio do visor de navegação integrado das e-bikes. Mas pode ser também que o sistema só chegue em futuros modelos ainda não anunciados.
iPhone sobre rodas
Tal qual os carros de luxo da montadora alemã, as smartbikes da Urtopia são para poucos. O modelo mais caro, o Carbon 1, custa 3,3 mil euros (cerca de R$ 17,4 mil), enquanto que o mais barato, o Chord, custa 2,3 mil euros (cerca de R$ 12,2 mil).
Ambas as bikes possuem conexão 4G através de eSIM, além de conexão Bluetooth e Wi-Fi. Por meio de seu app próprio, é possível regular a potência do motor, configurar alertas, dentre outras opções.
A marca ainda revelou um modelo ainda mais avançado, chamado de Urtopia Fusion. O design é de Hartmut Esslinger, que trabalhou durante anos na Apple. Não por acaso, o modelo ganhou o apelido de “iPhone das bicicletas eletrônicas”.