Startup alemã anuncia primeira bicicleta elétrica com ChatGPT

Chatbot com inteligência artificial será usado para guiar o ciclista pelas ruas, sugerir locais para visitar e sugerir exercícios físicos
Bicicleta elétrica Urtopia com ChatGPT
Imagem: Urtopia/Divulgação

Depois de carros da Mercedes-Benz com ChatGPT, chegou a vez das bicicletas elétricas também serem integradas com o chatbot ultra responsivo da OpenAI.

A novidade é da startup alemã Urtopia, que apresentou a tecnologia na feira EuroBike 2023. O encontro anual aconteceu de 21 a 25 de junho em Frankfurt, na Alemanha.

De acordo com a empresa, a primeira e-bike com ChatGPT do mundo terá o modelo de IA (inteligência artificial) integrado ao seu já existente assistente por voz.

Assim, será possível traçar rotas, pedir dicas de locais para visitar, ativar o sistema anti-furto e, é claro, conversar e fazer perguntas para o ChatGPT. Assista uma demonstração no vídeo:

As smartbikes da Urtopia possuem integração com aplicativos como Apple Fitness e Strava. Assim, o ciclista poderá usar a IA para criar planos de exercícios específicos para seu tipo de corpo e condicionamento físico. Da mesma forma, o motor da bicicleta poderá ofecer mais ou menos potência de acordo com seus objetivos.

A Utopia não deu detalhes sobre quando e como o ChatGPT chegará às suas bicicletas elétricas. Se seguir os passos da Mercedes-Benz, o chatbot provavelmente entrará em uma atualização do software do assistente de voz.

No vídeo divulgado pela empresa, um ciclista interage com o ChatGPT por meio do visor de navegação integrado das e-bikes. Mas pode ser também que o sistema só chegue em futuros modelos ainda não anunciados.

iPhone sobre rodas

Tal qual os carros de luxo da montadora alemã, as smartbikes da Urtopia são para poucos. O modelo mais caro, o Carbon 1, custa 3,3 mil euros (cerca de R$ 17,4 mil), enquanto que o mais barato, o Chord, custa 2,3 mil euros (cerca de R$ 12,2 mil).

Ambas as bikes possuem conexão 4G através de eSIM, além de conexão Bluetooth e Wi-Fi. Por meio de seu app próprio, é possível regular a potência do motor, configurar alertas, dentre outras opções.

A marca ainda revelou um modelo ainda mais avançado, chamado de Urtopia Fusion. O design é de Hartmut Esslinger, que trabalhou durante anos na Apple. Não por acaso, o modelo ganhou o apelido de “iPhone das bicicletas eletrônicas”.

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas