Na corrida espacial global, a empresa chinesa LandSpace tem buscado não ficar atrás de gigantes como a SpaceX. A companhia realizou com sucesso o seu primeiro teste de decolagem e aterrisagem vertical (VTVL) com um foguete reutilizável de aço inoxidável.
A startup conduziu o teste com o foguete Zhuque-3 VTVL-1 na última semana. O protótipo decolou das instalações da Landspace no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no norte da China.
Durante o voo de aproximadamente 60 segundos, o foguete atingiu uma altitude de cerca de 350 metros antes de realizar uma precisão notável ao pousar em uma área designada. Confira, abaixo:
Segundo o comunicado da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, o teste demonstrou uma margem de precisão de cerca de 2,4 metros. Além disso, uma velocidade de aterrissagem de aproximadamente 0,75 metros por segundo.
O Zhuque-3, foguete de dois estágios com 4,5 metros de diâmetro e um comprimento total de 76,6 metros, tem uma massa de decolagem de aproximadamente 660 toneladas e será alimentado por nove motores Tianque-12B.
Dessa forma, este avanço coloca a Landspace como uma companhia competitiva, seguindo os passos da SpaceX, que há uma década realizou testes semelhantes, conhecidos como “hop”, como parte do desenvolvimento do Falcon 9.
O teste também destaca a competição intensa dentro do setor de lançamentos comerciais chinês para desenvolver veículos de lançamento reutilizáveis.
Foguete representa mudanças no setor espacial da China
A China, que inicialmente concentrava seu esforço espacial no governo, abriu setores do espaço para capital privado em 2014. Assim, o país tem visto uma série de empresas, incluindo iSpace, Deep Blue Aerospace, Galactic Energy, CAS Space e Landspace, realizarem testes e desenvolverem foguetes reutilizáveis.
Enquanto a Landspace planeja lançar o Zhuque-3 em 2025, outras empresas chinesas, como a Space Pioneer, também têm ambições espaciais significativas.
A Space Pioneer planeja lançar o foguete Tianlong-3 em junho, um lançador comparável ao SpaceX Falcon 9, inicialmente descartável.