Ciência

Startup indiana lança foguete com motor impresso em 3D

Lançamento do foguete é mais um dos esforços da Índia para se tornar um player importante no cenário espacial global; assista à decolagem
Imagem: Agnikul/Divulgação

Na última semana, a startup indiana Agnikul lançou o primeiro foguete suborbital que usava um motor impresso em 3D. O veículo de teste, construído em carbono, media 6,2 metros de altura e pesava 573 kg.

whatsapp invite banner

O foguete é alimentado por um único motor semi-criogênico impresso em 3D, que oferece uma propulsão de 6,2 kN. O voo suborbital é quando a nave faz uma trajetória parabólica, subindo até um ponto máximo e depois caindo em queda livre de volta à Terra. Confira abaixo ao vídeo do lançamento:

O foguete Agnibaan SOrTeD (sigla para Sub-Orbital Technology Demonstrator ou Demonstrador de tecnologia suborbital, em tradução livre) decolou da plataforma de lançamento móvel da startup no Centro Espacial Satish Dhawan, localizado na ilha de Sriharikota, no sul da Índia.

“A Índia tem um histórico de inovação em tecnologias espaciais. O sucesso da Agnikul com a impressão 3D de motores de foguete é um passo importante que reforça nossa posição na indústria espacial global”, comentou K. Sivan, ex-presidente da ISRO (Organização Indiana de Pesquisa Espacial).

Foguete e sondas: Índia avança na exploração espacial

O sucesso do lançamento do foguete Agnibaan SOrTeD representa um impulso para a indústria espacial indiana. Isso porque o país tem feito grandes esforços para se tornar um player importante no cenário espacial global.

Um exemplo disso é que, em agosto de 2023, o país fez história ao pousar de forma inédita no polo Sul da Lua. Inclusive, o país ainda pretende lançar seus próprios astronautas ao espaço com um veículo próprio e colocar uma estação espacial indiana em órbita até 2035.

Dessa forma, o lançamento bem-sucedido do Agnibaan SOrTeD é um grande avanço para a Agnikul, que está desenvolvendo um veículo de lançamento orbital comercial chamado Agnibaan. Assim, Agnibaan será capaz de colocar satélites de até 1 tonelada em órbita. Aliás, ele está previsto para estar pronto para voos comerciais já em 2025.

De acordo com Srinath Ravichandran, cofundador e CEO da Agnikul, este é um momento histórico para a Índia. “O sucesso deste lançamento demonstra a viabilidade de nossos motores impressos em 3D e nos aproxima de nossos objetivos de comercializar lançamentos orbitais”, completou.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas