Em resposta à recente cobertura sobre a sua saúde, Steve Jobs publicou esta carta endereçada a toda a comunidade Apple. Parece que a nossa fonte estava parcialmente correta: a condição precária de Jobs é a razão de sua não-aparição na Macworld.

Querida Comunidade Apple,

Pela primeira vez em uma década, consigo passar a época de festas com a minha família, em vez de me preparar intensamente para uma palestra da Macworld.

Infelizmente, a minha decisão de ter Phil na apresentação da palestra da Macworld causou mais uma rajada de rumores sobre a minha saúde, com alguns até publicando artigos sobre mim em meu leito de morte.

Eu decidir compartilhar algo muito pessoal com a comunidade Apple, para que possamos todos relaxar e curtir a exposição amanhã.

Como muitos de vocês sabem, eu perdi peso durante 2008. A razão era um mistério para mim e meus médicos. Há algumas semanas, decidi que descobrir a causa raiz disso e anulá-la precisava se tornar a minha prioridade #1.

Felizmente, após fazerem novos testes, meus médicos acham ter encontrado a causa – um desequilíbrio hormonal que me tem “roubado” proteínas de que o meu corpo precisa para estar saudável. Testes sofisticados de sangue confirmaram esse diagnóstico.

O remédio para esse problema nutricional é relativamente simples e direto, e eu já iniciei o tratamento. Mas, assim como eu não perdi esse tanto de peso e massa corporal em uma semana ou um mês, meus médicos esperam que eu leve até o fim da primavera [outono no Brasil] para recuperá-los. Continuarei como CEO da Apple durante a minha recuperação.

Eu dei mais do que tudo de mim à Apple nos últimos 11 anos. Serei o primeiro a dar um passo e contar ao nosso Conselho de Administração se eu não puder mais continuar a cumprir minhas obrigações como CEO da Apple. Espero que a comunidade Apple me apóie em minha recuperação e saiba que eu sempre colocarei o que é melhor para a Apple em primeiro lugar.

Então agora eu disse mais do que eu queria dizer e tudo o que vou dizer sobre isso.

Steve

O que isso significa? Antes de tudo, que sua saúde não está decaindo rapidamente como a nossa fonte afirmou. Graças a Deus. Como eu disse no artigo original, eu torcia para que a nossa fonte estivesse errada sobre isso. Steve Jobs está dizendo que está se recuperando. Isso é bom.

Mas nós estávamos certos em algo quase tão importante: a razão pela qual Steve Jobs não fará a palestra da Macworld 2009 é a sua saúde. A força de RP da Apple tentou enganar o público novamente dizendo que a razão era a irrelevância da Macworld. Ela disse que não queria dar importância a um evento do qual a Apple estava se retirando.

Isso é mentira.

A verdade, como escrita pelo próprio Steve Jobs, é que sua saúde é a razão real. Ele não queria passar pelo ordálio de preparar a palestra – a parte mais difícil – e apresentá-la em duas horas. E é por isso que ele decidiu tirar um tempo com sua família e continuar a se recuperar.

Estou feliz em saber que Steve está se recuperando e feliz em saber que ele está bem, apesar de sua perda de peso e problemas de saúde.

[Macworld 2009]