_Cultura

Steven Spielberg se arrepende de retirar armas de policiais na reedição do “ET”

Em remake lançado nos anos 2000, Spielberg substituiu revólveres por walkie talkies. Mas, agora, diz se arrepender da mudança

Steven Spielberg

“E.T. O Extraterrestre” é um longa de 1982, mas até hoje é considerado uma obra-prima de Steven Spielberg. No entanto, o cineasta se arrepende de uma alteração que fez na trama original.

Para quem não se lembra, no início dos anos 2000, estreou uma edição especial de 20 anos do longa. Com isso, o diretor modificou uma cena em que policiais apontavam armas de fogo para os jovens protagonistas — substituindo os revólveres por walkie talkies.

“Isso foi um erro”, disse Steven Spielberg em entrevista à Time. “Eu nunca deveria ter feito isso. ‘ET’ é um produto de sua época. Nenhum filme deve ser revisado com base na lente da modernidade, seja de forma voluntária ou forçada”, explicou o cineasta. 

“Todos os nossos filmes são uma espécie de sinalização de onde estávamos quando os fizemos, como era o mundo e o que estava recebendo quando divulgamos essas histórias. Então, eu realmente me arrependo de ter feito isso”, completou. “Ninguém deveria tentar tirar o chocolate do Willy Wonka”, brincou Spielberg. 

“E.T. O Extraterrestre”

A trama de “E.T. O Extraterrestre” aborda a história do jovem Elliott (Henry Thomas), que encontra uma estranha criatura alienígena em seu quintal e precisa protegê-lo de agentes do governo americano e ajudá-lo a voltar para o seu planeta natal. O elenco inclui nomes como Drew Barrymore, Peter Coyote e C. Thomas Hawell. 

A produção levou para casa quatro estatuetas do Oscar, incluindo de efeitos especiais e trilha sonora, além de ser indicado a outros cinco, inclusive o de melhor filme. Nas bilheterias, “E.T. O Extraterrestre” arrecadou mais de US$ 782 milhões mundialmente, se tornando um dos maiores sucessos da época. Atualmente, o longa está disponível no Prime Video. 

Sair da versão mobile