_Cultura

“Succession” se inspira na família Murdoch? Veja as semelhanças entre ficção e vida real

A trama dos Roy em “Succession” é baseado na história de Rupert Murdoch, o dono da News Corporation, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo

Imagem: Divulgação/HBO

“Succession” é literalmente um sucesso! A série da HBO, que atualmente está na quarta e última temporada, conta a história da família Roy, composta por Logan e seus quatro filhos, que controla um dos maiores conglomerados de meios de comunicação e entretenimento do mundo. A trama gira em torno de quem será o herdeiro do império milionário. 

Desde do lançamento, a produção venceu o Emmy na categoria de melhor série dramática por duas vezes (2020 e 2022) e o Globo de Ouro por mais duas vezes na mesma categoria (2020 e 2022). Isso sem contar os prêmios individuais que o elenco conquistou ao longo do tempo. E não para por aí! “Succession” ainda bateu recordes de audiência na HBO. 

Com tamanho sucesso, fica a pergunta: a família Roy é inspirada em pessoas reais? A resposta é sim! O próprio criador e showrunner, Jesse Armstrong, confirmou que o time de roteiristas se inspira em várias famílias que escreveram seus nomes na história com grandes companhias de mídia, como os Redstone, Robert Fitz da Comcast e os Murdoch. 

A trama é inspirada em casos emblemáticos dentro dessa indústria, incluindo esquemas de acobertamento, escândalos políticos e midiáticos e até mortes suspeitas. Mas foi na família Murdoch, chefiada por Rupert Murdoch, que a obra da HBO mais buscou inspiração, segundo Armstrong. Pensando nisso, o Giz Brasil separou algumas semelhanças abaixo entre as famílias da ficção e vida real. Se liga só:

Logan Roy como Rupert Murdoch

Imagem: HBO/Divulgação

Logan Roy (Brian Cox) e Rupert Murdoch são ambos patriarcas de poderosas famílias de negócios que imigraram para a América (Roy é da Escócia, Murdoch da Austrália). Enquanto Roy parece ter vindo de origens mais humildes, o pai de Murdoch fundou o império da mídia que Rupert herdaria e se tornaria um gigante. Ambos têm vários divórcios em seus currículos (Roy foi casado três vezes, Murdoch quatro). 

E talvez o mais importante, ambos têm um punhado de filhos (Roy tem quatro, Murdoch seis), muitos dos quais trabalham nos negócios da família. A vida pessoal de Murdoch, bem como de sua família, também é alvo de muitos burburinhos e fofocas. O magnata já foi casado quatro vezes e tem seis filhos com três de suas ex-esposas. São eles: Lachlan Murdoch, James Murdoch, Grace Murdoch, Elisabeth Murdoch, Chloe Murdoch e Prudence Murdoch. Ou seja, sucessores ao trono de Murdoch é o que não falta.

Rupert Murdoch é o magnata das mídias

Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Rupert Murdoch, atualmente com 92 anos, é acionista majoritário da companhia de mídia News Corp, que nasceu após a venda da Fox para a Disney. Após a empresa do Mickey incorporar ativos como 21st Century Studios, Fox Searchlight, Fox 2000 Pictures e o canal de televisão FX, Murdoch ficou responsável pelo setor de notícias da marca, representado pela Fox Broadcasting Company e pelos canais Fox Sports e Fox News.

Esse é hoje o tamanho de sua posse, algo que é considerado pelo jornalista Matthew Belloni (ex editor da revista The Hollywood Reporter e criador da Puck News) como “uma simples casca do que a Fox já foi”. Ainda que esse movimento de abertura e venda de ativos se reflita nos acontecimentos mais recentes de “Succession”, está longe de ser a única semelhança entre a ficção e a realidade.

A semelhança entre os herdeiros

“Succession” é baseado na história de Rupert Murdoch, o dono da News Corporation – Imagem: Divulgação/HBO

Se tratando da família de Rupert Murdoch, a filha mais velha é Prudence Macleod, com a sua primeira esposa, Patrícia Brooker. Ela nunca demonstrou muito interesse em ficar por dentro dos negócios da família, assim como Connor Roy (Alan Ruck), em “Succession”, que não disputa uma vaga com seus irmãos pelo poder da empresa, apesar de ele gostar muito do dinheiro que a companhia lhe rende.

Nesse cenário, Lachlan, Elisabeth e James, filhos do segundo casamento de Murdoch, sempre foram os mais cotados para assumir o posto do patriarca após sua aposentadoria. Isso porque, Chloe e Grace, filhas do terceiro matrimônio do magnata, têm apenas 20 e 22 anos, respectivamente, e por enquanto parecem não se interessar tanto pelo mundo empresarial.

Com isso, Lachlan sempre foi o favorito à sucessão, uma vez que sempre esteve presente nos negócios da família e ascendeu rapidamente no mundo corporativo. Trajetória muito parecida com a de Kendall (Jeremy Strong) em “Succession”, que também sempre foi considerado o mais indicado para assumir o cargo de Logan Roy.

Lachlan atualmente ocupa vários cargos influentes no império Murdoch, incluindo co-presidente da News Corp e CEO da Fox Corporation. Com 51 anos, está no negócio da família desde os 18, embora tenha feito um hiato de vários anos antes de retornar à órbita da News Corp. Este ano sabático da News Corp pode ter inspirado a saída de Kendall da Waystar Royco.

Mais herdeiros semelhantes

Imagem: Divulgação/HBO

Elizabeth também se envolveu muito cedo com a marca e teve várias funções dentro do conglomerado. Ela chegou a ter várias funções trabalhando na empresa do pai, antes de se aventurar em produções solo e projetos independentes. Conhecida como “a mais parecida com Rupert” segundo o escritor Jim Rutenberg, do New York Times, já fez algumas tentativas de assumir o trono, mas ignoradas. 

A história se assemelha a de Shiv em “Sucession”, que sempre esteve com um pé dentro da Waystar Royco e outro fora. Na trama da HBO, o currículo de Shiv gira principalmente em torno de negócios e política, com poucos créditos de produção de TV. O marido de Shiv, Tom Wambsgans (Matthew MacFadyen), pode ser vagamente baseado no primeiro marido de Elisabeth. 

Por fim, temos James, o mais novo entre os três herdeiros do segundo casamento de Rupert. Ele chegou a iniciar seus estudos empresariais em Harvard, uma das universidades mais renomadas do mundo, mas largou tudo para se envolver no meio musical. Além disso, estava envolvido no que talvez fosse o maior passo em falso na história da família Murdoch: o escândalo do hacking telefônico da News International.

Com uma atitude mais rebelde, James é parecido com Roman, o jovem sarcástico e desinteressado de “Succession”. Enquanto Roman é visto como um estranho devido à sua adoção do heterodoxo e anti-establishment (no show, ele abraça um candidato presidencial de direita, MAGA), James é um rebelde devido à sua postura mais centrista ou liberal. 

Sair da versão mobile