O sabão é item fundamental na hora de lavar roupas. Esse agente de limpeza possui partes polares (que interagem com a água) e apolares (que interagem com as moléculas de gordura). Consequentemente, ele permite que o líquido atinja a sujeira e promova a higienização.
Mas esse item possui um problema: ele pode causar a poluição da água e, como resultado, afetar a saúde da população. Pensando nisso, cientistas da Universidade de Malmo, na Suécia, buscaram em novo estudo uma forma de lavar roupas sem utilizar detergentes.
O estudo publicado no Journal of Colloid and Interface Science traz a própria água como alternativa. Porém, não estamos falando no líquido na maneira que o utilizamos no dia a dia. Na verdade, trata-se da água purificada (ou destilada). Para chegar a tal estado, o líquido deve ser filtrado e deionizado para que as impurezas e principalmente os íons sejam removidos.
Os pesquisadores acreditam que na água purificava as forças repulsivas entre objetos carregados se tornam mais fortes. Como resultado, as partículas de sujeira se desprendem mais facilmente das superfícies e formam um sistema coloidal (mistura heterogênea com aparência homogênea) que se dispersa na água.
Para testar os níveis de limpeza, os cientistas lavaram roupas com água de torneira, água com sal e dois tipos de água purificada. Então, testaram o líquido em películas com vaselina ou azeite.
A água purificada a 25 ºC promoveu uma limpeza de 90% nas lâminas. Em testes posteriores, a equipe realizou vários ciclos de lavagem e com diferentes temperaturas, alcançando um grau de limpeza de 100% em água purificada a 40 ºC em dois ciclos de lavagem. Basta esperar para ver se conseguiremos um substituto para o famoso sabão.