Pistas de uma TV da Apple surgem na biografia de Steve Jobs

Nós andamos bem céticos com os rumores de uma TV da Apple, mesmo sabendo que ele pode fazer sentido. Mas de acordo com a biografia de Steve Jobs, pode ser que nós tenhamos errado nessa. O Washington Post publicou este trecho sobre a atitude de Jobs em relação a uma TV da Apple: “Ele queria […]

Nós andamos bem céticos com os rumores de uma TV da Apple, mesmo sabendo que ele pode fazer sentido. Mas de acordo com a biografia de Steve Jobs, pode ser que nós tenhamos errado nessa.

O Washington Post publicou este trecho sobre a atitude de Jobs em relação a uma TV da Apple:

“Ele queria muito fazer para a televisão o que ele fez para os computadores, mp3 players, e celulares: deixá-la simples e elegante”, escreve Isaacson.

Isaacson continua: “‘Eu queria criar um set de televisão integrado que fosse completamente fácil de usar’, ele me disse. ‘Ela seria sincronizada sem dificuldades com todos os aparelhos e com o iCloud.’ Os usuários não teriam mais que lidar com controles remotos complexos para DVD players e TV a cabo. ‘Ela teria a interface mais simples que você pode imaginar.'”

Isso não vai apenas contra os últimos anos de visão geral do interesse da Apple sobre TVs. Vai contra o que o próprio Jobs disse no ano passado ao eliminar os rumores do interesse da Apple em televisores, dizendo que não havia mercado para isso. Era algo insustentável. A empresa tem a Apple TV, que é um “hobby”, e isso é o bastante. Ou será que não?

A questão agora é: o que Jobs quis dizer exatamente? Um televisor da Apple que o liberte de certa forma dos monopólios localizados das TVs a cabo? Se alguém era capaz de fazer os contratos necessários para isso, esse alguém era Jobs. E se existe uma empresa que nos últimos tempos se provou capaz de chacoalhar mercado estabilizados e pouco produtivos, essa empresa é a Apple. De resto, só podemos esperar.

Então da próxima vez que Tim Cook disser que está bem empolgado com o que vem por aí para Apple — e ele diz isso todo trimestre — pensemos que talvez ele não esteja falando apenas de iPad 3 ou iPhone 5. Ele pode estar falando da ideia da Apple de assaltar a salar de estar do mesmo jeito que invadiu bolsos e outras telas. Será que a TV da Apple verá a luz do dia? Talvez sim, talvez não. Mas, pelo menos agora, eu acredito mais na possibilidade. [Washington Post]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas