por Andrew Liszewski

Apesar do Super Nintendo ser um console bastante resistente e que aguenta numa boa os 25 anos desde o seu lançamento, não dá para dizer o mesmo dos controles, que param de funcionar com muito mais frequência. E como estamos em 2016 e as coisas evoluíram muito nesses anos, não seria uma boa poder jogar o bom e velho SNES com um controle sem fio?



Um adaptador permite usar controles sem fio nos jogos clássicos do Super Nintendo

É isso o que faz o Retro Receiver. Anunciado em abril em versão para o Nintendinho e o Famicom japonês, o acessório simples permite usar controles modernos wireless em consoles clássicos da Nintendo. Agora ele também está disponível para o Super Nintendo (e o Super Famicom japonês), que é a versão que tivemos a oportunidade de testar em um SNES.

snes-4

Configurar o Retro Receiver é simples e tudo começa com o encaixe dele na entrada de controle na parte frontal do SNES. O adaptador suga a energia que precisa das entradas de controle, então você não precisa nem se preocupar em recarregá-lo (mas o controle sim).

Com o console ligado, emparelhe o Retro Receiver com um controle Bluetooth sem fio compatível – só é preciso apertar o grande botão vermelho no acessório. Fazendo isso, o receptor passa a conversar com o controle, eles vão dar aquele aperto de mão e fechar os acordos necessários para funcionar em conjunto, e aí é só começar a jogar.

snes-3

A entrada microUSB que você vê na parte frontal do SNES Retro Receiver não tem nada a ver com recarga, como falamos anteriormente. Ela é usada para atualizações de firmware via Mac ou PC. Isso vai eliminar alguns bugs e expandir a lista de controles compatíveis. Durante nosso tempo testando o adaptador, uma atualização de firmware foi disponibilizada, então dá para esperar que elas sejam lançadas com alguma frequência.

A Analogue e a 8Bitdo, cocriadoras do Retro Receiver, dizem que o adaptador atual funciona com os controles do PS3 e PS4, além do Wii Remote e o Wii U Pro Controller, além de tudo o que a 8Bitdo vende. Testamos em um controle 8Bitdo SNES 30 wireless e o desempenho foi perfeito. O pareamento foi moleza, e não percebi nenhum lag testando jogos como Super Mario World e F-Zero.

snes-2

Jogar com ele lembrava muito jogar com o controle original do SNES, mas sem nenhum fio, o que torna a experiência ainda melhor. Mas eu continuava mexendo e esperando encontrar um fio na parte traseira do controle enquanto jogava, mesmo sabendo que ele não estava lá. E apesar de contar com uma bateria recarregável, o 8Bitdo SNES 30 de alguma forma parecia mais leve do que o controle do SNES mesmo.

Essa é a parte do review na qual devo citar meus problemas com o Retro Receiver, mas é difícil encontrar alguma coisa ruim nele. Funciona muito bem, é fácil de configurar, e a empresa por trás dele está dedicada a atualizar o firmware caso tenha algum problema, e, se tiver, ele deve ser rapidamente resolvido. E por US$ 20 é uma pechincha. Mas, como o SNES tem duas entradas de controle, bem que eles poderiam fazer um pacote especial com dois receptores a um preço mais em conta.

snes-1

Observações

  • É um adaptador simples para o Super Nintendo e Super Famicom que permite usar diversos controles populares sem fio no console antigo.
  • É fácil configurar os controles; basta apertar um botão.
  • Você vai precisar ter controles sem fio próprios, mas é bem provável que já tenha de algum console como PS3 ou PS4.
  • Também funciona como adaptador Bluetooth para PC usando um cabo microUSB, caso você ainda use um computador de 15 anos atrás sem essa funcionalidade.
  • Custa US$ 20, mas você precisará de dois para fazer seu SNES ficar totalmente sem fios (bem, ao menos para os controles).