Junto aos novos smartphones 700, 701 e 600, a Nokia anunciou hoje a mais nova atualização do sistema operacional Symbian, codinome Belle. Será o suficiente para segurar a onda na plataforma em chamas e segurar a ansiedade até a chegada do Windows Phone?
Até a Apple lançar o iOS 5, o Symbian Belle pode gritar que tem notificações de sistema na barra de status, e o iPhone não tem (ainda).
Interface. Vendo as telas do Belle divulgadas pela Nokia, é a evolução do Anna, com algumas modificações. Os “live widgets” continuam firmes e fortes (eu, particularmente, não gosto muito desse conceito nem no Symbian nem no Android), mas agora a Nokia diz que eles têm “cinco tamanhos distintos”. E criaram botões de liga/desliga para ativar Bluetooth, Wi-Fi e modo silencioso, entre outros (outra coisa que o Android faz bem, por sinal).
NFC. Já falei isso aqui, mas vale repetir: em 2007, na CES, vi uma demo de NFC com um aparelho Nokia pagando contas via Mastercard usando NFC. Estamos em 2011 e agora, somente, começam a aparecer aplicações decentes para a tecnologia sem fios (não posso reclamar: em 1999, vi uma demo incrível sobre o futuro do Bluetooth, que demorou anos e anos para “pegar”). O Symbian Belle vem pronto pra NFC, e os novos aparelhos também.
Outras novidades/melhorias do Belle: até seis telas iniciais (argh), modo de navegação e barra de opções na parte inferior da tela imitando o que já temos no Nokia N9, novos aplicativos corporativos da Microsoft (incluindo Lync, SharePoint, OneNote, Exchange ActiveSync e PowerPoint Broadcaster) e algo que a Nokia chama de “multitask visual” (alternar entre imagens dos aplicativos abertos para ver o que está acontecendo).
Respondendo à pergunta do título: sim, um cachorro velho pode aprender novos truques.
Os novos 700, 701 e 600 me parecem uma resposta tardia a um ponto pouco lembrado da “plataforma em chamas”: além de demorar a responder no mercado de smartphones, a Nokia apanhou e perdeu muito mercado pela invasão chinesa em seus grandes mercados low-end (Índia, China e Ásia em geral). Pelo menos tio Stephen Elop, mesmo criticado, me parece que botou energético na água de Espoo para acelerar o desenvolvimento de novos produtos (relativamente baratos) e sua data de lançamento. Lembre que os smartphones Belle anunciados hoje têm previsão para lançamento neste trimestre ainda, algo raro na Nokia antiga (N95, N97 = mais de seis meses entre anúncio e lançamento, certo?).
A expectativa pelo Windows Phone continua, claro (em 26 de setembro, Nokia World está aí). E é por conta dessa expectativa que acredito que muita gente possa deixar o cachorro velho, mesmo com novos e belos truques, de lado. E vale lembrar que, depois do Belle, serão mais dois upgrades até o Symbian ir para o céu dos sistemas operacionais fazer companhia para o webOS.
Em tempo: todos aparelhos com Symbianˆ3 (Nokia N8, E7, C7, C6-01, X7, E6 e 500) terão atualização para o Symbian Belle “nos próximos meses”.