A última grande novidade em trackpads foi o surgimento de gestos multitoque e a eliminação de botões dedicados. A próxima novidade será detecção de força. Nós já vimos isto algumas vezes antes – principalmente no teclado do Microsoft Surface – mas com o Synaptics ForcePad, essa tecnologia deve se disseminar bem mais.

O ForcePad é uma mudança mais radical do que você imagina: foi-se embora o clique do mouse que você aprendeu a amar pelas últimas três décadas. Em seu lugar, temos o rastreamento de pressão, que consegue detectar cinco dedos de uma só vez, sentindo até 1.000 gramas com 64 níveis de diferenciação.

Ele também tem suporte a cinco novos gestos e ações que aproveitam a nova tecnologia, e poderemos ver mais – desenvolvedores só agora começaram a brincar com o ForcePad. Ele também foi otimizado para o Windows 8 e sua interface amigável ao toque. A Synaptics trabalhou com a Microsoft para definir o design dos trackpads que fabricantes de PCs devem usar.

Quais são os benefícios do ForcePad? O maior deles, segundo a Synaptics, é tornar o trackpad mais preciso e ágil em responder ao toque. Com as diferenças de tamanho e fabricação nos trackpads em cada laptop, a experiência variava demais de PC para PC. Com o ForcePad, há mais uma dimensão que sente o toque, e a Synaptics diz que esta tecnologia permite ao trackpad se autocalibrar em tempo real, sempre garantindo um desempenho bom e consistente, não importa qual seja seu laptop.

Além disso, como não há mecanismo de clique no ForcePad, ele ocupa menos espaço no laptop, permitindo PCs mais finos (e possivelmente menos coisas para quebrar). Com apenas 2,8mm de espessura, a Synaptics gosta de afirmar que o pad é mais fino que uma fatia de queijo.

 

E finalmente, o ForcePad traz todo tipo de gesto novo. Por exemplo, em vez de rolar constantemente uma lista/página com o dedo, você pode apenas pressionar o dedo ao final do gesto, e a lista continua rolando. Um exemplo que a Synaptics me deu foi para reprodução de vídeo. Digamos que você queira acelerar o vídeo: em vez de clicar 3-5 vezes para chegar à velocidade 8x ou 32x, você pode apenas tocar o botão correspondente e manter o dedo nele. Quanto mais forte você segurar, mais rápido o vídeo fica. Solte o dedo, e o vídeo retorna à velocidade normal.

Os gestos para Windows 8 também estão no ForcePad: comandos para abrir a barra de Charms, de multitarefa e de ações no app. Ele também tem rolagem inercial com dois dedos, que permite deslizar mais rápido pela tela Iniciar, por exemplo.

 

Mas trackpads não são a única área que a Synaptics quer mudar para sempre: a empresa também está trabalhando em um novo teclado chamado ThinTouch. Nele, as teclas ficam mais próximas à base do teclado (2,5mm de distância, versus 3 a 6mm em teclados convencionais), e toda a superfície do teclado possui um sensor capacitivo. Sim, isto significa teclados mais finos, ou mais espaço para outros componentes. Sim, isto significa pressionamentos de tecla mais precisos. Mas isto também abre a possibilidade de gestos avançados: por exemplo, deslizando os dedos pelas teclas para ativar certos gestos.

As teclas estão mais rasas, mas o pressionamento das teclas continua bem perceptível. As teclas do ThinTouch possuem um leve movimento lateral quando pressionadas, o que aparentemente faz o teclado parecer mais profundo do que ele realmente é. A Synaptics conduziu testes cegos do produto contra outros teclados usados em laptops, e diz que os usuários consideraram o feedback das teclas no ThinTouch tão bom quanto – senão mais agradáveis que – o teclado da Apple na maioria dos casos.

Mas estas novas tecnologias significam pouco se não chegarem a produtos em massa. Por isso vale lembrar que a Synaptics comanda mais de 70% do mercado de trackpads, o que deve ajudá-la a entrar na área de teclados, e fazer o ThinTouch vingar. E se você está num laptop, provavelmente seu trackpad é da Synaptics: então o ForcePad deve aparecer nos próximos anos na maioria dos laptops. Detecção de força é o futuro, e não vai demorar muito até ele chegar a você. [Synaptics]