_Tecnologia

Tablets flexíveis de e-paper podem ser dobrados e conectados uns aos outros

Todo mundo sonha com uma tela eletrônica que possa ser enrolada e colocada no bolso — mas agora isto está mais perto do que nunca. Estes tablets de e-paper parecem coisa de sonho. Desenvolvidos pela Queen’s University, Plastic Logic e Intel Labs, as telas se parecem muito com folhas de papel. Mas, na verdade, elas […]

Todo mundo sonha com uma tela eletrônica que possa ser enrolada e colocada no bolso — mas agora isto está mais perto do que nunca. Estes tablets de e-paper parecem coisa de sonho.

Desenvolvidos pela Queen’s University, Plastic Logic e Intel Labs, as telas se parecem muito com folhas de papel. Mas, na verdade, elas são displays plásticos de 10,7 polegadas que são flexíveis e sensíveis ao toque. Elas são conectadas umas às outras e funcionam com dispositivos da Intel.

Cada tela abriga um app diferente, e as telas podem interagir umas com as outras: toque uma na outra para abrir um documento ou email, por exemplo, e então flexione os cantos para comandos específicos como virar páginas ou avançar/retroceder a exibição de um vídeo. Os displays também são capazes de reconhecer onde estão os outros, podendo ser unidos para formar uma tela maior.

É um conceito incrivelmente interessante, que parece um pouco com o que as pessoas imaginavam os escritórios do futuro há uns 20 anos. Ok, nem tudo está perfeitamente acertado — a atualização ainda é bem lenta e é meio esquisito este monte de cabos de borracha espalhados pela mesa — mas dê um desconto. Se minha mesa for mais ou menos assim daqui a alguns anos, eu serei um homem feliz. [YouTube]

Sair da versão mobile