_Tecnologia

Tablets Viera, da Panasonic: protótipos em busca de um propósito

A Panasonic surpreendeu na CES apresentando seus próprios tablets: o Viera Tablet foi anunciado em três tamanhos (4, 7 e 10 polegadas), roda Android e conversa com TVs da Panasonic – você pode jogar o conteúdo do tablet para a TV com o deslizar de um dedo, por exemplo. Os aparelhos são apenas protótipos, mas […]

A Panasonic surpreendeu na CES apresentando seus próprios tablets: o Viera Tablet foi anunciado em três tamanhos (4, 7 e 10 polegadas), roda Android e conversa com TVs da Panasonic – você pode jogar o conteúdo do tablet para a TV com o deslizar de um dedo, por exemplo. Os aparelhos são apenas protótipos, mas será que precisamos mesmo de mais tablets?

Vale lembrar desde já que estes tablets são protótipos: eles não têm previsão de chegada ao mercado e podem mudar até serem lançados, tanto no hardware como no software. Os três modelos do tablet se conectam apenas via Wi-Fi, têm câmera frontal e traseira, e rodam Android 2.2 com uma leve personalização, para adequá-lo ao tamanho da tela.

Dentre os apps inclusos, estão uma interface da Panasonic que reúne as funções específicas do tablet, um app de e-books e o Visual Remote, que permite assistir vídeos e, deslizando o dedo para cima, lançá-lo para uma TV da Panasonic via Wi-Fi. Com certos jogos feitos para o tablet, você também pode jogar no tablet e ver o jogo na TV. Não foram divulgadas as especificações dos tablets, como processador e memória, o que faz sentido por serem apenas protótipos.

O modelo de 4 polegadas é um dispositivo surpreendentemente leve, apesar de grosso, e assim como os outros modelos, tem câmera traseira e frontal. (O protótipo que vimos estava apenas com o espaço para a câmera frontal, no entanto.) Na verdade, o modelo de 4 polegadas não deveria ser chamado de tablet – se nós já achamos pouco as 7 polegadas do Galaxy Tab para consumir conteúdo, imagine 4 míseras polegadas. Pelo tamanho, já comum à smartphones, e somando com a conversa com TVs da fabricante, podemos chamá-lo de glamourização do controle remoto. E isso fica ainda mais claro se o compararmos com os outros dois modelos maiores. O Viera tablet de 7 e 10 polegadas são bastante semelhantes entre si – e diferentes do modelo de 4 polegadas -, com interface levemente adaptada para telas maiores (como ícones grandes na tela inicial) e um design com bordas finas e cromadas.

O modelo que mais se destaca é o de 10 polegadas: além do tamanho, próprio para consumo de vídeos e livros, o design simples, mas refinado, se destaca. O aparelho não é pesado, e tem boa pegada. Assim como o modelo de 7 polegadas, ele tem saída HDMI, suporte a cartão de memória, e duas câmeras.

As duas principais funções para os tablets, segundo os representantes da Panasonic, são consumo de conteúdo (vídeos, livros etc.) e controle da televisão. Eles veem o tablet, que se conecta apenas via Wi-Fi, como um acessório da sala, onde você quer um dispositivo portátil para navegar na web ou ver vídeos, e onde você pode assistir filmes e séries – ou mesmo jogar games feitos especificamente para o tablet Viera – e “jogá-los” para a TV. O tablet tem função de rede social também: se outras pessoas com o tablet estiverem vendo o mesmo vídeo que você, dá pra conversar com eles e fazer comentários.

O anúncio de um tablet feito pela Panasonic me impressionou, mas os protótipos, nem tanto. O grande problema é que as novidades dos tablets, o ponto que o diferencia da massa de placas pretas iguais, são proprietárias e ainda não justificam sua compra. Fora jogar o conteúdo do tablet para TVs específicas via Wi-Fi, não vimos um diferencial forte entre o Viera Tablet e concorrentes do mercado. Se eu pudesse jogar o conteúdo para qualquer TV, e se o tablet ficasse pau a pau com concorrentes – como o Samsung Galaxy Tab e o Motorola Xoom – aí sim teríamos um concorrente matador.

Algumas funções, como conversar com outras pessoas que estejam vendo o mesmo vídeo, precisariam que muita gente usasse o tablet – sinceramente, acho uma inutilidade. Mesmo assim, é interessante ver como outras empresas estão tentando surpreender no mundo dos tablets, criando opções mais específicas para não ficarem tão perdidas nesse futuro mercado. E como são apenas protótipos, muita coisa ainda pode mudar.

No fim das contas, o Viera Tablet ainda é um protótipo, mas precisa comer muito arroz com feijão para ser um produto sério. [Panasonic na CES 2011]

O Gizmodo viajou para Las Vegas a convite da Motorola, e vai voltar pro Brasil cheio de moedas de caça-níqueis.

Press release:

Panasonic Develops VIERA Tablet for Cloud Services

Osaka, Japan – Panasonic Corporation has developed a new smart terminal called the VIERA Tablet to enable easy access to a variety of cloud services in conjunction with its VIERA digital televisions. The VIERA Tablet, which will be put in the global market within this year, marks Panasonic’s first step toward cloud-based services including video streaming and e-books. Prototypes of the new tablet will be exhibited at the 2011 International CES (2011 CES) in Las Vegas, Nevada, from January 6 to 9.

The VIERA Tablet is a tablet-type terminal with a small touch screen LCD display. The new tablet is designed to provide creative functions and easy operability in conjunction with VIERA digital televisions to deliver new value that cannot be offered through Internet televisions alone. The tablet will create a whole new viewing style. Its intuitive navigation interface makes it easy for the user to use cloud services. The tablet can also work as a sub-screen for displaying images and information related to the images shown on the connected television.

The VIERA Tablet will come in various models with different screen sizes from four to ten inches to offer the optimum graphical user interface (GUI) with visibility and operability suitable for various services and content. These portable devices feature a slim and lightweight design, long hours of operation and shock resistant construction, incorporating Panasonic’s know-how in hardware design and development that has been accumulated over the years.

Building upon the technologies developed for the VIERA Tablet, Panasonic will work to launch its cloud service business as early as possible – with an eye to forming alliances with major companies in various industries, – to offer the services that will be fun and easy to enjoy.

At 2011 CES, Panasonic will introduce its concept of entertainment via the VIERA Tablet to bring about, including the following:

(1) Enjoy IPTV services such as VIERA Connect* online video-on-demand and interactive services
(2) Use it intuitively as a “visual remote control” to operate TV including switching channels
(3) View sports scenes from different angles as a sub-screen
(4) Communicate via social network services (SNS) while watching TV
(5) Enjoy the advantage of e-commerce, ordering suggested items related to the TV contents by shopping online on the tablet

*VIERA Connect: IPTV service in VIERA televisions that offers a variety of contents and services easily accessible with the TV remote.

blockquote>

Sair da versão mobile