Na capital da Tailândia, um surto de ar tóxico ficou tão ruim que as autoridades estão planejando literalmente fazer chover para combater a poluição.

Durante o fim de semana, a qualidade do ar em partes de Bangkok subiu para a categoria “muito insalubre”, com níveis de material particulado tão altos quanto 227. Sempre que o índice de qualidade do ar sobe acima dos 150, a situação não é nada boa. Níveis de poluição de ar afetam a todos, independentemente de idade ou problemas de saúde existentes. O ar em toda a cidade permaneceu na faixa “insalubre” durante o fim de semana.

A qualidade de ar em Nova Deli é tão ruim que o governo pediu para bombeiros combaterem a poluição

Agora, a cidade está tomando atitudes drásticas para melhorar a situação: semear nuvens para induzir a chuva. Isso vem de um país que tem um Department of Royal Rainmaking and Agricultural Aviation (Departamento Real de Realização de Chuva e Aviação Agrícola, em tradução direta). Então, talvez não seja algo muito surpreendente, pelo menos para eles. O departamento anunciou nesta segunda-feira (14) que enviaria aviões para injetar nas nuvens uma mistura de produtos químicos que supostamente produzem chuva.

Esta não é a única ação do governo tailandês. Eles distribuíram cerca de 10 mil máscaras, de acordo com o phys.org. Funcionários também têm lavado as ruas com água para ajudar a reduzir a poluição, conforme reporta a Reuters, além de dispararem canhões de água para o ar, como na imagem que abre este post. Toda esta situação lembra o que aconteceu em Nova Déli, na Índia, no mês passado. Lá, os bombeiros tiveram que ajudar as autoridades a mitigar a poluição jogando água de prédios altos.

Crédito: AP

A poluição do ar severa nesta parte do planeta causa sérios problemas de saúde para quem vive lá. Um terço das mortes globais relacionadas à poluição do ar atingiu a região do Pacífico Ocidental na Ásia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Muito dessa carga vem da indústria, além de veículos pesados em áreas urbanas. No entanto, até mesmo as áreas rurais enfrentam uma séria poluição do ar causadas pela queima de plantações, algo que também é popular na Índia, ou queimam madeira para aquecer casas e cozinhar.

Na Índia, os líderes agora estão começando a tomar medidas maiores para lidar com a redução de qualidade do ar. Na semana passada, o país lançou um plano nacional esperado há muito tempo para combater sua notória poluição. Infelizmente, os críticos estão chamando a atenção para a falta de clareza: não há diretrizes para governos locais, prazos específicos e instruções de fiscalização, de acordo com o New York Times.

Na Tailândia, as autoridades estão levando isso para o próximo nível, enquanto se preparam para manipular o clima. Isso pode soar como algo futurista, mas a prática não é tão nova assim. Os Estados Unidos já usaram tal artifício nas nuvens para lidar com a falta de água. A Jordânia também já fez isso. Ainda não se sabe o nível de efetividade da medida, mas as autoridades locais acreditam que é importante. Qual será o próximo país do sudeste asiático a usar medidas extremas contra a poluição?