Sua próxima tatuagem poderá ser usada para controlar seu computador. Uma nova tecnologia chamada DuoSkin, desenvolvida pelo MIT Media Lab e o Microsoft Research, permite que qualquer um consiga criar folhas personalizáveis de ouro para tatuagens que podem ser usadas para diversos tipos de interações com dispositivos. Elas podem ser usadas como touchpad e para comunicação sem fio, por exemplo.
“Estas tatuagens permitem que qualquer um crie uma interface diretamente em sua pele”, disse Cindy Hsin-Liu Kao, que é estudante de doutorado no MIT, em um vídeo sobre o anúncio da invenção. “Os materiais que usamos permite que ele seja plástico e consiga refletir o visual metálico.”
• Tatuagem monitora seus sinais vitais com placa de circuito que funciona de verdade
• Se você não gosta de pessoas, faça uma tatuagem com um robô
O processo é quase inteiramente feito com as folhas de ouro, que você provavelmente já viu boiando naquelas vodcas caríssimas com pedaços do metal precioso ou em molduras de quadros.
A invenção permite que pessoas configurem a tatuagem com um entre três tipos de funcionalidades. Elas podem ser uma interface touchpad ou um controle para aplicações musicais. Também é possível o uso como um dispositivo para visualizar informações como a temperatura do corpo de uma pessoa. Outra possibilidade é usar a estrutura para comunicação sem fio via tags NFC.
Os pesquisadores enfatizaram que eles querem fazer este sistema disponível para o maior número possível de pessoas. Interessados podem usar programas de design gráfico — incluindo o Microsoft Paint — para desenhar os circuitos.
Com o circuito desenhado, você então poderá imprimi-lo usando um cortador de vinil e um papel de tatuagem. Por fim, basta sobrepor a folha de ouro e remover tudo que estiver fora do contorno idealizado. Com todos esses processos, só falta colocar na pele e começar a controlar seus gadgets dessa forma bem esquisita.