“Fragmentado” e mais: cinco filmes e séries que abordam a doença TDI

O transtorno dissociativo de personalidade (TDI) faz com que uma pessoa manifeste diferentes personalidades; veja obras sobre o tema
fragmentado netflix transtorno identidade tdi
Imagem: Reprodução/Netflix

Neste domingo (20), o transtorno dissociativo de identidade (TDI) virou assunto nas redes sociais após uma reportagem do Fantástico, na Globo. A condição faz com que um indivíduo manifeste diferentes identidades, com nomes, vozes, idades e personalidades diferentes. O transtorno se desenvolve, em geral, como resultado de situações traumáticas como abuso sexual, físico ou morte de entes queridos, por exemplo.

No cinema, alguns filmes usam da ficção para retratar o tema, como o famoso “Fragmentado” (2016). Mas vale o alerta: segundo especialistas, o suspense reforça estereótipos sobre o transtorno. Conheça filmes e séries sobre o transtorno dissociativo de identidade (TDI) nesta lista do Giz Brasil:

Fragmentado

Dennis, uma personalidade alternativa de Kevin assume seu corpo e sequestra três adolescentes: Casey, Claire e Marcia. Presas em uma sala de uma área de manutenção de um zoológico, elas precisam pensar em uma maneira de sobreviver. Suspense/terror. 2016. Com James McAvoy e Anya Taylor-Joy. Disponível na Netflix.

Frankie & Alice

Frankie é uma jovem dançarina noturna com distúrbio de personalidade múltipla e luta contra seus alter egos. Ela passa a frequentar sessões com um psicoterapeuta para manter seu verdadeiro eu e superar seus fantasmas. Drama. 2010. Com Halle Berry e Stellan Skarsgård. Disponível para aluguel no YouTube, Amazon Prime Video e Apple TV.

Medo

A adolescente Su-mi está sendo tratada de psicose e choque em um hospital psiquiátrico. Depois que volta para casa, ela revela que tem transtorno dissociativo de identidade. Ela tem duas personalidades: ela mesma e sua madrasta. 2003. Terror. Com Lim Su-jeong e Yeom Jeong-a. Disponível no Star+.

O 30º Dia

Sofrendo de Transtorno Dissociativo de Identidade, a jovem Madison Walker, uma garota que trabalha como atendente em uma central de telessexo, decide se trancar dentro de casa por 30 dias para entender o que acontece em sua vida. Drama/suspense. 2010. Com Sarah Roemer e Elisabeth Shue. Disponível no Amazon Prime Video.

Marcella

Em meio a crises pessoais, lapsos de memória e problemas com sua família, a detetive Marcella se mantém implacável para capturar criminosos. Série. Drama. 2016. Com Anna Friel e Ray Panthaki. Disponível na Netflix.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas