_CES 2019

Novo tecido de jaqueta promete proteção contra chuva sem esquentar

Fazer uma trilha ao ar livre sempre é uma questão de equilibrar as coisas. Você quer levar equipamento suficiente para estar preparado para qualquer tempo, mas não quer sair com coisa demais e ter que carregar uma mochila pesada por aí. Com seu novo material Futurelight, a marca The North Face acredita ter criado o […]

Alaric Hartsock/Unsplash

Fazer uma trilha ao ar livre sempre é uma questão de equilibrar as coisas. Você quer levar equipamento suficiente para estar preparado para qualquer tempo, mas não quer sair com coisa demais e ter que carregar uma mochila pesada por aí. Com seu novo material Futurelight, a marca The North Face acredita ter criado o melhor tecido para aventuras: ele é versátil o suficiente para manter o usuário completamente seco, sem passar calor e confortável.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

Fazer roupas que possam repelir chuva e neve não é difícil. Você poderia se embrulhar em sacos de lixo de plástico e caminhar por horas sem uma única gota de chuva passar. Mas o problema com essa abordagem é que materiais impermeáveis ​​semelhantes a plásticos efetivamente bloqueiam tudo que tenta passar, incluindo ar e calor. Lembro-me de usar uma roupa de borracha para chuva enquanto trabalhava na área de construção e minhas roupas ficavam encharcadas de suor no final do dia porque meu corpo estava essencialmente preso dentro de uma estufa sufocante.

Ter que levar roupas adequadas para condições de umidade, bem como roupas que podem mantê-lo fresco durante atividades vigorosas, não é o ideal quando você está literalmente carregando tudo nas costas. É por isso que a The North Face acredita que seu novo material Futurelight será uma grande mudança. Ele foi projetado no nível nanoscópico para evitar a passagem de moléculas de água, enquanto ainda permite que o ar se mova livremente para que o usuário não superaqueça. É uma abordagem que, ao menos teoricamente, une o melhor dos dois mundos.

Para criar seu novo material Futurelight, a The North Face também desenvolveu um novo processo de fabricação por ela denominado de nanofinning, no qual um material fibroso é extrudido e repetidamente empilhado sobre si mesmo em uma estrutura ultrafina e flexível, parecida com uma teia. O processo exclusivo resulta na produção de milhões de poros em escala nanométrica, que permitem que as moléculas de ar penetrem no material mas que as moléculas de água não consigam.

Foto: The North Face

Outra grande vantagem do material Futurelight é que ele não é limitado para uso somente em capas de chuva. Essa fina camada de nanotecido pode ser unida a uma variedade de tecidos diferentes, tornando quase qualquer roupa completamente à prova d’água, seja ela leve, pesada, isolada, durável, respirável ou flexível. As capas de chuva são notórias por serem rígidas e desconfortáveis ​​de usar, mas a The North Face poderia usar seu novo material Futurelight em qualquer produto vestível de seu catálogo, por exemplo, uma roupa de jogging, roupa de ioga ou uma parka projetada para sobreviver a uma viagem Everest.

Então, quando você vai poder atualizar seu guarda-roupa? A The North Face planeja lançar peças de vestuário com a tecnologia de tecidos Futurelight no segundo semestre de 2019 com suas coleções Summit Series, Steep Series e Flight Series. Mas prometeu amostras da nova linha antes disso, e estamos aguardando ansiosamente a chance de virar um balde sobre nós mesmos para testar as roupas.

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram para acompanhar curiosidades e as últimas novidades da CES 2019!

[The North Face]

Sair da versão mobile