_Internacional

Veja escavadeira sendo alçada nos Alpes para o teleférico de James Bond

O teleférico de Schilthorn ficou famoso após o lançamento do filme de James Bond "007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade"

escavadeira teleférico james bond

Uma escavadeira elétrica compacta da Volvo foi voando de helicóptero nos Alpes Suíços para reconstruir o icônico teleférico de Schilthorn. Inaugurado em 1967, ele ficou famoso após o lançamento do filme de James Bond007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade” em 1969, e abriga o restaurante do longa, o Piz Gloria.

A rota segue da vila de Stechelberg, na base da montanha, até o cume Schilthorn, de 2.970 metros. Durante décadas, foi o teleférico aéreo mais longo e íngreme do mundo.

Neste projeto, de 100 milhões de francos suíços (R$ 550 milhões), a escavadeira foi necessária para substituir as máquinas a diesel. Isso porque seus motores têm eficiência reduzida, aumento de emissões e problemas de confiabilidade em grandes altitudes, segundo o Electrek.

De acordo com o gerente de obra Melchior Burlon, “existem dois problemas principais nas montanhas”.

“Por um lado, não temos muito espaço aqui e, por outro lado, frequentemente encontramos problemas com motores a diesel operando em altitude devido ao ar rarefeito e ao frio. A Volvo CE é o único fornecedor que oferece algo dessa magnitude. Caso contrário, havia apenas escavadeiras de até duas toneladas e queríamos a máquina mais potente para o trabalho – e algo que ainda pudéssemos transportar de helicóptero, se necessário”, explicou.

Antes de chegar ao cume dos alpes suíços, um removedor de neve rebocou, peça por peça, a escavadeira ECR25 Electric até a estação de Birg, a 2.600 metros de altura. Em seguida, foi de helicóptero para Schilthorn. Agora, está deslocando detritos e transportando material para o local de instalação.

Para funcionar, a escavadeira é carregada com a fonte de alimentação do teleférico Schilthorn, que é 100% energia hidrelétrica limpa gerada no vale de Lauterbrunnen.

Veja o transporte da escavadeira no vídeo:

Sair da versão mobile