Já vimos mundos de fantasia ganharem vida dentro de Minecraft, e também já vimos processadores de texto serem criados dentro dele. Mas eu não imaginava que alguém conseguiria não só fazer um telefone celular em Minecraft, como também usá-lo para videochamadas.

Sim, isso aconteceu de verdade e o gênio por trás do projeto é o YouTuber CaptainSparklez. No vídeo abaixo, ele demonstra a sua criação para o mundo:

Para criar esse telefone celular funcional dentro do jogo, o YouTuber precisou criar também uma rede de celular. No vídeo, ele demonstra o smartphone acessando a internet através de um navegador e exibindo todos os sites como se fossem blocos de Minecraft.

O impressionante é a videochamada: ele consegue ligar para pessoas da lista de contatos. Na demonstração, ele liga do jogo para o seu tablet, e até brinca com a câmera do dispositivo para mostrar como a videochamada funciona em Minecraft.

O projeto todo foi patrocinado pela operadora Verizon. Eles explicaram como fizeram para a rede de celular funcionar dentro do jogo:

No mundo de Minecraft, quase tudo é feito de blocos. Criamos uma aplicação para web, Boxel, que traduz páginas reais da web e streaming de vídeos em blocos para que eles sejam construídos em um servidor de Minecraft em tempo real. Nosso servidor usa um cliente Boxel para lidar com a comunicação entre Minecraft e o mundo real traduzido para a aplicação web.

Uma explicação técnica foi disponibilizada aqui (em inglês), junto com um guia para você criar o smartphone em Minecraft por conta própria. [Kotaku]