Telegram agora transcreve áudio de graça, mas tem um porém

Conversão de mensagem de voz para texto, que era exclusivo para usuários do Telegram Premium, está liberado com limites no plano gratuito
Telegram: 3 coisas que você precisa saber sobre a polêmica plataforma
Imagem: Ivan Radic/Flickr/Reprodução

O Telegram começou a oferecer a transcrição de mensagens de voz em 2022. Apesar da liberação, o recurso era restrito aos usuários do Premium, o plano pago do mensageiro. Agora, todos os usuários poderão utilizar a ferramenta, conforme anunciado pela companhia na última quinta-feira (30).

A medida expande o leque de recursos da modalidade gratuita e também dá uma prévia dos benefícios do Premium. Ao atualizar o aplicativo, os usuários não precisam mais ouvir os áudios recebidos. No lugar, basta apertar um botão e aguardar a conversão da voz para texto ser concluída.

Trata-se de um baita ganho de tempo para quem não pode ouvir áudio no momento. Também é uma alternativa para aqueles que não gostam de receber mensagens de voz.

A novidade, no entanto, não é ilimitada. O Telegram afirma que só possível converter até duas mensagens de voz por semana. Enquanto isso, na descrição do Premium, o mensageiro não especifica restrições de uso da transcrição.

Além disso, o recurso está sendo liberado aos usuários gradualmente. Portanto, pode levar um tempo até a conversão de voz para texto ser liberada na sua conta.

Transcrição de mensagem de voz é liberada para todos no Telegram (Imagem: Divulgação)

Transcrição de mensagem de voz é liberada para todos no Telegram (Imagem: Divulgação)

Telegram ganha melhorias nos canais e stories

Outras novidades foram apresentadas nesta semana. Entre elas, a descoberta de canais similares aos que você já acompanha. Os usuários ainda contam com reações personalizadas para canais, melhorias para tópicos e destaque de código nas mensagens.

Também é possível repostar stories dos contatos e canais do mensageiro. Ou seja, se você viu um conteúdo interessante e quiser mostrar aos seus amigos, é só republicar a publicação efêmera no seu perfil.

Ainda sobre stories, ao responder uma publicação efêmera, os usuários terão acesso ao envio de um vídeo. Outra novidade gira em torno das métricas dos posts, que mostra em gráficos os destaques em visualizações e compartilhamentos, por exemplo.

O Telegram Premium também passou a oferecer cores de perfil e melhorias na definição do papel de parede individual das conversas.

Já o aplicativo para iOS (iPad e iPhone) recebeu o efeito Thanos ao excluir mensagens temporárias.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas