Aqui no Gizmodo, somos obcecados por belíssimas fábricas antigas, salas de controle cativantes e máquinas científicas fascinantes (Sim, esse sou eu). Algumas semanas atrás mostramos a Usina Kelenföld, de 99 anos, um dos mais belos lugares industriais da Terra. Desta vez gostaria de mostrar outra pérola industrial – mas em um lugar bem horrível.

Há alguns dias, o historiador húngaro Balázs Maczó e sua iniciativa de exploração urbana, Miénk A Ház, me levou ao local fedorento da Budapest Sewage Works Ltd. A Sewage Works é a maior empresa de gestão ambiental da Hungria, com a coleta e tratamento de esgoto entre as suas principais atividades.



Me contaram que a rua Vizafogó, no 13º distrito de Budapeste, tem um grande segredo. Por dentro da muito bem preservada construção de bombeamento de esgoto de 70 anos de idade, você encontra uma elegante sala de máquinas com um painel de controle magnífico, feitos em estilo Bauhauss clássico e Art Deco dos anos 1930. É até um pouco bizarro encontrar algo tão magnífico em um lugar dedicado ao esgoto.

A estação foi construída entre 1937 e 1939 para atender à crescente necessidade dos distritos de Budapeste. É interessante notar que o criador dessa beleza é desconhecido. Por quê? Porque na era do crescimento de Budapeste, uma cidade cheia de novos palácios e mansões, os arquitetos se envergonhavam de trabalhar em projetos mundanos como esse, e se recusavam a assinar os projetos.

No entanto, gostaria de saudar este arquiteto desconhecido. Eis o motivo:

ku-xlarge (1) ku-xlarge (2) ku-xlarge (3) ku-xlarge (4) ku-xlarge (5) ku-xlarge (6) ku-xlarge (7) ku-xlarge (8) ku-xlarge (9) ku-xlarge (10) ku-xlarge (11) ku-xlarge (12) ku-xlarge (13) ku-xlarge (14) ku-xlarge (15) ku-xlarge