A espera de quase nove anos durará mais uns dias. O tempo ruim no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, impediu a missão Demo-2 de prosseguir. Ela enviaria nesta quarta (27) os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley à Estação Espacial Internacional a bordo de uma nave SpaceX Crew Dragon.
O lançamento tinha um caráter histórico pois deveria encerrar um intervalo de quase nove anos desde a última vez que uma missão tripulada foi lançada do solo americano. A última vez que isso aconteceu foi em 9 de julho de 2011, quando o ônibus espacial Atlantis decolou também da Flórida.
De lá para cá, a NASA abandonou o programa Space Shuttle, e viagens de astronautas norte-americanos para a ISS eram feitos por naves russas Soyuz partindo de outros países.
Além disso, esta também deveria ser a primeira missão tripulada da SpaceX com destino à Estação Espacial Internacional. A empresa era uma das concorrentes a fornecedora da NASA neste retorno aos lançamentos em solo americano e bateu a concorrência da Boeing.
O tempo ruim na Flórida, porém, impediu a tentativa de lançamento. A decisão de adiar a missão foi tomada quando os dois astronautas já estavam a bordo do cápsula. Eles tiveram que esperar uma série de procedimentos, como esvaziar os tanques, para poder sair da nave.
A próxima janela é no sábado (30), às 15h22 no horário local (16h22 no horário de Brasília). Outro horário possível é no domingo (31), às 15h no horário local (16h no horário de Brasília).