Ter várias senhas é chato, mas altamente necessário no home office; siga as dicas

Parece bobo, mas criar senhas fortes e diferentes para cada acesso pode evitar uma série de problemas. Veja como fazer
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imagem: Unsplash / reprodução

Ter várias senhas é chato, é verdade, mas altamente necessário — principalmente para quem trabalha no esquema home office. O hábito de criar boas senhas, com combinações diferentes para cada acesso, afinal, ajuda você a se manter seguro contra hackers e crimes online.

Confira algumas dicas de como manter sua privacidade e segurança digital trabalhando de casa.

Rede de internet doméstica

Algo que pouca gente sabe é que sua rede doméstica é menos segura do que a corporativa. Sendo assim, o recomendado é que todas as senhas fáceis demais sejam refeitas e alteradas por códigos mais fortes. Afinal, mesmo que usada apenas por quem mora com você, a rede doméstica pode ser uma porta de entrada para hackers.

Senhas fortes

Vale relembrar que é fundamental ter senhas diferentes para acessos diferentes. Outra dica essencial com relação as senhas, é não anotá-las em papéis ou blocos de nota especificando ser uma senha. Uma das maneiras mais fáceis e segura de armazenar sua senha é salvar os logins em um gerenciador de senhas do Google Chrome.

  • Clique aqui e veja como ativar e utilizar o gerenciador de senhas do Google. Ao optar por esse método, só será necessário lembrar uma senha mestra para criar e ter todas as vantagens do gerenciador de senha.

Como criar uma senha forte

Não é tão simples criar senhas fortes, mas é possível. Veja algumas dicas.

1º – Comece criando uma senha longa, com 8 ou mais caracteres. Uma senha com 14 caracteres é considerada super segura.

2º – Use letras maiúsculas e minúsculas, caracteres alfanuméricas, números e símbolos. Quanto maior a variedade de caracteres em sua senha, melhor. Por exemplo: G!zm0dO br@$1l*

– Não use palavras reais inteiras de qualquer idioma, evite palavras escritas de trás para frente, com abreviações ou erros ortográficos comuns.

4º – Um bom método também é usar todo o teclado, não somente as letras e caracteres mais usados ou vistos.

5º – Evite repetições, letras de trás para frente e sequências de caracteres, como “12345678” ou “zxcvbnm”.

6º – Por último, mas não menos importante, não tenha senhas com seu nome, sobrenome ou, por exemplo, datas importantes, número de documentos e informações semelhantes.

Troque a senha

Outra dica importante é trocar suas senhas a cada três meses, no mínimo. E, para não dificultar tanto na hora de lembrar — caso você não mantenha seu login salvo — é usar a mesma, entretanto inverter a ordem de modo embaralhado e acrescentar pelo menos um caractere diferente.

Antivírus

É importante ter um bom antivírus no PC. Caso ele seja pessoal, é ainda mais importante, pois além de usar o computador para o trabalho, na maioria das vezes o usuário também usa para acessar redes sociais e sites que podem conter vírus e outras ameaças.

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