_Ciência

Terra ganhará uma nova “Lua” no final deste mês; confira

Curiosamente, os especialistas sugerem que a "mini Lua”, descoberta no final do mês de agosto, já fez parte da Lua original

Terra ganhará uma nova "Lua" no final deste mês

Astrônomos identificaram que a gravidade da Terra vai capturar um pequeno asteroide, com apenas 10 metros de diâmetro, se tornando uma nova “mini lua” em órbita.

O asteroide chamado 2024 PT5 será a nova “mini lua” do planeta por um breve período, antes de continuar sua jornada aos confins do sistema solar.

Conforme um novo estudo de cientistas Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, publicado no periódico Research Notes of the American Astronomical Society, o asteroide ficará na órbita da Terra por quase dois meses.

A nova “Lua” da Terra chegará no domingo, 29 de setembro, ficando até 25 de novembro.

O que é essa nova “Lua” da Terra?

A descoberta foi realizada em agosto, através do Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), da NASA, que monitora objetos próximos à Terra com potencial de colisão.

Os cientistas afirmaram que o asteroide não representava risco de impacto. Em vez disso, sua trajetória indicava a possibilidade de ser capturado temporariamente pela gravidade terrestre, tornando-se uma espécie de “mini lua”.

Trajetória da nova “Lua” pela órbita da Terra. Imagem: Tony Dunn/Divulgação

Especialistas comentam sobre o fenômeno como uma chance de estudar outros asteroides e, possivelmente, descobrir novas formas de observar asteroides em curso de colisão.

Aliás, devido a forma como aparecem na órbita da Terra, mini “luas” são especialmente difíceis de observar e categorizar oficialmente. Alguns desses objetos podem, na verdade, ser algo feito pelo homem.

Por exemplo, em 2015, observadores confundiram a nave Gaia, da ESA, como uma nova “Lua” da Terra.

No entanto, os cientistas estão convictos que o 2024 PT5 não é um satélite errante ou um telescópio espacial.

Segundo um dos cientistas responsáveis pela descoberta, Raúl de la Fuente Marcos, esse asteroide é, “sem dúvidas, um objeto natural”, que se formou no cinturão de asteroides de Arjuna. A região abriga diversos asteroides com órbitas semelhantes à da Terra.

Curiosamente, especialistas sugeriram que o 2024 PT5, descoberto no final de agosto, já fez parte da Lua.

Além disso, a “nova Lua” da Terra, segundo os cientistas, deve fazer outra aparição, embora mais distante, em janeiro de 2025.

Por fim, a “nova Lua” vai visitar a órbita da Terra daqui a 31 anos, em 2055.

Sair da versão mobile