Este é provavelmente um dos vídeos mais assustadores que eu já vi: a disseminação do Walmart. Talvez seja esta cor verde-gosma, mas me parece um daqueles filmes de zumbi onde todos morrem.

O primeiro Wal-Mart, chamado Wal-Mart Discount City, foi inaugurado em Rogers, interior do estado de Arkansas, em 2 de julho de 1962. Cinco anos mais tarde a empresa já tinha 24 lojas só no estado de Arkansas. Em maio de 1971 o Wal-Mart já tinha se propagado para cinco estados dos EUA. Daí em diante, o crescimento foi simplesmente explosivo, devorando o país por dentro. Em 1975 ele tomou de assalto o Texas, elevando o número de lojas para 125.

Uma década mais tarde, em 1987, e BUUM!, 1198 lojas estavam cuspindo de tudo, de roupas a eletrônicos, de filmes a músicas e brinquedos, por todos os EUA. Logo a epidemia se espalhou para o resto do mundo e, em 2005, eles já tinham 3800 lojas nos EUA e mais 2800 espalhados pelo mundo, com 1,6 milhões de funcionários e sistemas de mainframes do tamanho da Estrela da Morte, permanentemente ligando fornecedores a lojas e dados dos clientes para otimizar suas vendas e fluxos de distribuição. No Brasil há atualmente 302 lojas espalhadas pelo país, contratando mais de 55 mil funcionários.

Mas tudo isso já sabíamos. No entanto, ver isso de forma animada é uma história inteiramente diferente. Onde estão Dustin Hoffman e Rene Russo quando mais precisamos deles (especialmente a Rene Russo). Veja a versão interativa com zoom aqui. [Flowingdata and Wikipedia via Dark Roasted Blend]