Tesla: autoridades investigam queda de volante com veículo em movimento
A NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) anunciou, nesta quarta-feira (8), a abertura de uma investigação de 120 mil carros Model Y, da Tesla. A agência dos Estados Unidos recebeu dois relatos de volantes que se soltaram dos veículos durante a condução.
Segundo informações da “Folha de S. Paulo”, os automóveis tinham baixa quilometragem no momento do acidente. A agência reguladora ainda informou que eles foram entregues aos donos sem o parafuso que ligava o volante à coluna direção.
A investigação quer descobrir o escopo e a frequência do defeito, bem como seu processo de fabricação. De acordo com a Associated Press, o relato de um usuário do Twitter é uma das reclamações em avaliação pela NHTSA.
No dia 29 de janeiro, um usuário do Twitter viralizou com uma postagem relatando o acidente. “A família estava animada para receber a entrega do Tesla Y em 24/01/2023. Estava dirigindo na rodovia e de repente o volante caiu, tive sorte de não ter carro atrás e consegui puxar o devider”, escreveu ele, acrescentando fotos do veículo.
@elonmusk @TeslaOwnersWW @BLKMDL3 Family was excited to receive Tesla Y delivery on 1/24/2023. Was driving on highway and all the sudden steering wheel fall off, was lucky enough there was no car behind and I was able to pull on devider #SafetyFirst #Fixit #TeslaModelY #help pic.twitter.com/4UMokFA2cv
— Prerak & Neha Patel (@preneh24) January 30, 2023
Histórico de acidentes na Tesla
A queda do volante não é o primeiro incidente da marca de Elon Musk, que registrou dezenas de acidentes envolvendo seus carros com sistema de direção autônoma. Em novembro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos chegou a iniciar uma investigação formal contra os automóveis que utilizam a tecnologia.
Esta também não é a primeira vez que a NHTSA investiga a Tesla. A empresa já foi alvo da agência entre 2021 e 2022, por problemas de “frenagem fantasma”, quando a direção autônoma ativa os freios sem motivo aparente.