A Microsoft demonstrou há algum tempo um novo recurso incrível do Skype: ele traduz sua voz em tempo real para que você possa conversar com pessoas que não falam seu idioma. Ele entrará em fase beta ainda este ano, e as inscrições estão abertas para os interessados.

Você faz seu cadastro neste link, inserindo seu e-mail e idiomas nos quais você está interessado. Então você receberá um e-mail dizendo que seu lugar na fila está garantido.

O Skype Translator estará disponível inicialmente apenas para o Windows 8.1. Se você está usando o Windows 8, pode atualizar de graça seguindo estas instruções. No futuro, ele deve ser levado para outras plataformas também.

A Microsoft avisa que o recurso começará “com uma seleção limitada de idiomas”, sem dizer quais. Mas a página de cadastro menciona doze idiomas, que devem receber prioridade: alemão, árabe, cantonês, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, português (eba!) e russo.

Já vimos este recurso funcionando ao vivo, traduzindo termos do alemão para o inglês e vice-versa:

O Skype exibe na parte inferior da tela uma tradução das palavras que a outra pessoa disse. Não é algo totalmente instantâneo – você precisa esperar até que a outra pessoa termine de falar para ver o que ela está dizendo – mas funciona muito bem.

Quanto mais pessoas usarem o novo recurso, mais precisa deve ficar a tradução. Por isso, o Skype quer a ajuda dos usuários para testá-lo. No entanto, a fase beta ainda não tem data para começar. [Skype Blog via VentureBeat]