Testei o novo Pool Express, do Uber, e prefiro continuar com o ônibus

O Uber anunciou nesta quarta-feira (21) que está lançando um novo produto: o Uber Pool Express, um serviço de carona para quem anda de transporte público. A empresa não vai gostar dessa comparação, mas, mandando a real, é como se fosse um ponto de ônibus. Quando um passageiro escolhe o Pool Express, o app agrupa […]
App da Uber em um smartphone dentro de um carro

O Uber anunciou nesta quarta-feira (21) que está lançando um novo produto: o Uber Pool Express, um serviço de carona para quem anda de transporte público. A empresa não vai gostar dessa comparação, mas, mandando a real, é como se fosse um ponto de ônibus.

Quando um passageiro escolhe o Pool Express, o app agrupa pessoas numa mesma região que vão para lugares próximos. O app então determina o que eles chamam de “smart spot” (ponto inteligente, em tradução livre) para que os passageiros aguardem nesse local. Lá, um motorista pegará as pessoas de uma vez e deixa-as num ponto próximo aos seus destinos — é possível que o passageiro tenha que terminar o percurso a pé. Diferente do Uber Pool, o motorista para só duas vezes: uma para pegar passageiros e outra para liberá-los.

A chinesa Didi acaba de adquirir a 99, e é melhor o Uber ficar esperto
CEO da Uber diz que vazamentos de polêmicas em 2017 foram importantes para a empresa mudar

O Uber começou a testar essa solução no início deste ano, e agora o Pool Express está sendo lançado em cidades pelos Estados Unidos — ainda não há previsão para lançamento no Brasil. O Uber disse ao Washington Post que o Pool Express será 50% mais barato que o Uber Pool.

Agora, falando sério: como que isso não é uma espécie de parada de ônibus? Ethan Stock, que é diretor do Uber, negou as comparações com os ônibus dizendo que o Express Pool conta com pontos de partida e destino determinados por algoritmos e baseados na localização dos motoristas, diferente dos ônibus que contam com rotas fixas e horários específicos.

“Tudo relacionado ao produto Express Pool é dinâmico”, disse Stock para repórteres.

É impressionante que o Vale do Silício precisa “disruptar” tudo com apps de compartilhamento e inventos de marketing que levam a declarações sem noção.

De uma conversa entre o The Verge e o chefe de produto do Uber:

“Nós achamos que o carpool [carona solidária, em tradução livre] é o futuro”, disse Ethan Stock, diretor de produto do Uber, ao The Verge. “Não só pelo nosso serviço, mas achamos que a transformação da posse carro ocorrida pelo carpool vai ser tremendamente benéfico para as cidades, o meio-ambiente e por todas as razões que já conhecemos, como congestionamento, poluição, etc”.

Estaria o Uber rebatizando o carpool e o ato de andar de ônibus como algo do futuro? As razões de Stock só fazem sentido se você esquecer que ter um carro ainda é um luxo para muita gente. Não é de se admirar que eles começaram a testar a plataforma em San Francisco, uma das cidades mais caras dos Estados Unidos. Segundo o Uber, o serviço também estará disponível em Boston, Los Angeles, San Diego, Denver, Miami, Filadélfia e Washington DC.

Testando

Estive em San Francisco na última semana e fiz alguns testes com o Express Pool. Na minha experiência, usar o Express Pool foi de US$ 2 a US$ 3 mais barato que o Uber Pool, o que faz essa nova categoria bem mais barata que o UberX. Tem ainda um ponto negativo: leva alguns minutos para o app determinar os locais de embarque e desembarque, e leva ainda mais um tempo para o carro chegar.

Inconvenientes pequenos, mas que incomodam se você está acostumado a ter um veículo só para você ou simplesmente tem o costume de dirigir seu próprio carro.

Quando o The Information analisou as finanças do Uber de 2017, eles repararam que o Uber Pool nunca deu lucro, mas seu preço baixo atrai novos consumidores que não usariam o app em outras condições. O Pool Express pode transformar a plataforma em uma opção para pessoas que não queiram gastar muito.

E de quem será que estamos falando aqui? O Pool Express quer atingir passageiros que querem economizar dinheiro, mas não querer tomar ônibus.

“Nós amaríamos chegar ao estado em que as pessoas estejam seguras o suficiente para que nós nos tornemos a opção diária de transporte, independente se essas pessoas sejam velhas, jovens ou vivam na cidade ou em subúrbios”, disse Stock ao Washington Post. “O que nos vemos é que o transporte público funciona bem em rotas de alto volume de passageiros. Para destinos diversos pela cidade, se torna mais difícil usar o transporte público…e o Uber é fenomenal neste tipo [de transporte].”

[The Verge]

Foto do topo por Flickr/PortalGDA

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas