O Tizen, sucessor do MeeGo, saiu do beta há alguns dias e resolvi baixar o SDK para experimentar mais este OS móvel. Imagine misturar a interface TouchWiz da Samsung com um pouco de Symbian Belle – este é o Tizen para smartphones.

Os screenshots mostram a primeira versão final do Tizen, já disponível em português (de Portugal). Quase tudo funciona no emulador; ele é um pouco lento, mas é normal. Por enquanto, o Tizen tem um tema azul e diversos elementos do TouchWiz. Como o sistema possui apenas um botão físico, todas as funções são acessadas na tela – e a barra inferior de ações lembra muito o que vemos no Symbian Belle. Os botões quadradões do teclado e interface, além do botão “…”, me fazem lembrar do Windows Phone.

O Tizen é uma plataforma de código aberto com base em HTML5 que terá suporte a vários dispositivos, como smartphones, tablets, netbooks e smart TVs. Além da Intel, criadora do finado MeeGo, a Samsung está fortemente envolvida no Tizen. Até disse que iria fundi-lo com o Bada, outro OS móvel da empresa – mas voltou atrás. (Ambos são baseados em Linux.) O vídeo abaixo mostra um protótipo de referência que a Samsung está distribuindo para desenvolvedores.

Há quem acredite que o MeeGo teria vingado. E o Tizen, será que vai? [Tizen via The Verge; vídeo via The Handheld Blog]