Craig Mazin, escritor e produtor de The Last of Us da HBO, revelou que a série terá em torno de 10 episódios, sendo divididos entre 5 diretores. Os comentários a respeito da adaptação live-action do game foram feitos em seu podcast Scriptnotes, o qual apresenta junto do roteirista John August (FrankenweenieAs Panteras).

The Last of Us será protagonizada por Pedro Pascal e Bella Ramsey, ambos de Game of Thrones, respectivamente como Joel e Ellie. O diretor do episódio piloto será o russo Kantemir Balagov. Além dele, foram confirmados Jasmila Žbanić (Quo Vadis, Aida?) e Ali Abbasi (Border). Os outros dois diretores ainda não foram anunciados.

Sobre bastidores de The Last of Us, sabe-se que foi recrutado o artista conceitual Warren Flanagan, de Godzilla e Homem de Aço. Como não poderia ficar de fora, o argentino Gustavo Santaolalla, compositor da trilha de ambos os games (e vencedor do Oscar), também fará as músicas da série.

Craig criou o sucesso Chernobyl, em 2019, e seu último trabalho foi o roteiro de um dos episódios da segunda temporada de Mythic Quest. The Last of Us será gravada exclusivamente em Alberta, no Canadá, entre os dias 12 de julho deste ano e 8 de junho de 2022.

“Há episódios que serão gravados daqui muitos meses, mas eu ainda estou escrevendo – enquanto estivermos gravando outros episódios”, conta Craig no episódio 507. Craig também não esconde que há desafios de financiamento pois, para ele, “não existe um programa onde desafios com as despesas não sejam um problema, não importa qual seja o orçamento”.

Assine a newsletter do Gizmodo

A série é baseada na franquia de jogos desenvolvida pela Naughty Dog (Uncharted) — o primeiro título saiu em 2013 e a sequência em 2020, ambos para os consoles PlayStation, da Sony. A história se em um mundo pós-apocalítico depois que um vírus infectou a maioria da população mundial, transformando as pessoas em criaturas hostis. Joel é um dos poucos sobreviventes e, por conta de acontecimentos em seu caminho, precisa levar a adolescente Ellie até os Vaga-Lumes, grupo que trabalha pela cura do vírus.

Por enquanto, a série The Last of Us ainda não tem data de lançamento.