O aplicativo The OG, lançado pela startup norte-americana Un1feed para “organizar” o feed do Instagram, ficou menos de uma semana no ar até ser derrubado da App Store. Segundo a Apple, o app desobedece às regras da loja.
O The OG promete um feed no Instagram sem anúncios ou sugestões de posts de não seguidores. Também possibilita a criação de feeds personalizados e exclusão de formatos, como o Reels. Em poucos dias, o aplicativo reuniu quase 10 mil downloads.
Questionada, a Apple disse ao site TechCrunch que removeu o aplicativo da App Store por que ele violava as regras da Meta. A big tech afirmou que, se um app exibe conteúdo de um serviço de terceiros, deve estar de acordo com os termos de uso do serviço.
Já a Meta afirmou que o The OG viola suas políticas e apontou para um artigo em seu blog que trata de “sites clonados”. “Estamos tomando todas as medidas de fiscalização apropriadas”, disse em nota ao mesmo site.
A equipe da startup relatou que a Meta suspendeu as contas de todas as pessoas que trabalharam no desenvolvimento do aplicativo.
“Todo mundo sabe que o Instagram é uma merda”, disse a criadora do The OG em comunicado. “Melhoramos e recebemos muito amor dos usuários. Mas o Facebook odeia tanto seus próprios usuários que está disposto a esmagar uma alternativa que lhes dê um Instagram limpo e sem anúncios”.
Segundo a Un1feed, a Apple “conspira” com o Facebook para intimidar os criadores do aplicativo e que não trabalha para que o aplicativo volte ao App Store. No entanto, um aviso no site pede que interessados em acessar a plataforma no iOS assinem uma lista de espera.
Segue ativo na Play Store
O The OG App ainda pode ser baixado na loja do Google. Por lá, a avaliação é de 2,9 estrelas, e alguns usuários reclamam da instabilidade do aplicativo, apesar de apoiarem a proposta. A startup afirmou que está trabalhando para resolver possíveis problemas no login do aplicativo.
Não é surpresa para ninguém que o Instagram decepcionou alguns usuários depois de incluir uma série de mudanças no algoritmo e impulsionamento no formato Reels para competir com o TikTok.
As influencers Kim Kardashian e Kylie Jenner já demonstraram insatisfação com a rede – o que importou pouco para Mark Zuckerberg. No final de julho, o CEO da Meta anunciou que a plataforma vai dobrar o número de conteúdos recomendados por inteligência artificial até o final do ano.