_Instagram

The OG App, que promete “mais tranquilidade” no Instagram, é removido da App Store

Proposta do The OG App é dar aos usuários um feed do Instagram sem anúncios ou sugestões de posts de não seguidores. App ainda está disponível na Play Store

The OG App, que promete “mais tranquilidade” no Instagram, é removido da App Store

Imagem: The OG App/Divulgação

O aplicativo The OG, lançado pela startup norte-americana Un1feed para “organizar” o feed do Instagram, ficou menos de uma semana no ar até ser derrubado da App Store. Segundo a Apple, o app desobedece às regras da loja.

O The OG promete um feed no Instagram sem anúncios ou sugestões de posts de não seguidores. Também possibilita a criação de feeds personalizados e exclusão de formatos, como o Reels. Em poucos dias, o aplicativo reuniu quase 10 mil downloads. 

Questionada, a Apple disse ao site TechCrunch que removeu o aplicativo da App Store por que ele violava as regras da Meta. A big tech afirmou que, se um app exibe conteúdo de um serviço de terceiros, deve estar de acordo com os termos de uso do serviço. 

Já a Meta afirmou que o The OG viola suas políticas e apontou para um artigo em seu blog que trata de “sites clonados”. “Estamos tomando todas as medidas de fiscalização apropriadas”, disse em nota ao mesmo site. 

A equipe da startup relatou que a Meta suspendeu as contas de todas as pessoas que trabalharam no desenvolvimento do aplicativo. 

“Todo mundo sabe que o Instagram é uma merda”, disse a criadora do The OG em comunicado. “Melhoramos e recebemos muito amor dos usuários. Mas o Facebook odeia tanto seus próprios usuários que está disposto a esmagar uma alternativa que lhes dê um Instagram limpo e sem anúncios”. 

Segundo a Un1feed, a Apple “conspira” com o Facebook para intimidar os criadores do aplicativo e que não trabalha para que o aplicativo volte ao App Store. No entanto, um aviso no site pede que interessados em acessar a plataforma no iOS assinem uma lista de espera.

Segue ativo na Play Store

O The OG App ainda pode ser baixado na loja do Google. Por lá, a avaliação é de 2,9 estrelas, e alguns usuários reclamam da instabilidade do aplicativo, apesar de apoiarem a proposta. A startup afirmou que está trabalhando para resolver possíveis problemas no login do aplicativo.

Não é surpresa para ninguém que o Instagram decepcionou alguns usuários depois de incluir uma série de mudanças no algoritmo e impulsionamento no formato Reels para competir com o TikTok. 

As influencers Kim Kardashian e Kylie Jenner já demonstraram insatisfação com a rede – o que importou pouco para Mark Zuckerberg. No final de julho, o CEO da Meta anunciou que a plataforma vai dobrar o número de conteúdos recomendados por inteligência artificial até o final do ano. 

Sair da versão mobile