Cultura

The Rock corrige museu francês que o embranqueceu em estátua

Ator é negro e samoano, e usou as redes sociais para pedir para que figura fosse refeita. Museu reconheceu erro e vai providenciar alterações
Sony Pictures/Reprodução

Dwayne Johnson, o The Rock, pediu para o Museu Grévin, em Paris, na França, corrigir a sua estátua de cera. O motivo? A homenagem ao ator o representa como um homem branco.

whatsapp invite banner

The Rock se identifica como negro e como samoano, grupo que faz parte dos povos originários da Polinésia, na Oceania.

Em um vídeo do humorista negro James Jefferson, The Rock disse que sua equipe entrou em contato com o museu francês para refazer a estátua de cera, que não segue suas características físicas e culturais. 

“Vou pedir à minha equipe que entre em contato com os nossos amigos no Museu Grévin, em Paris, França, para podermos ‘atualizar’ a minha estátua de cera com alguns detalhes e melhorias importantes — começando pela cor da minha pele”, escreveu ele.

https://www.instagram.com/p/CyuCMRXPJk6/

No vídeo, James Jefferson brinca que a estátua ficou num tom próximo ao do ex-jogador David Beckham e de membro da família real britânica. “Parece que The Rock nunca viu o sol um dia em sua vida”, ironizou o humorista.

Segundo o Deadline, o Museu Grévin reconheceu que Dwayne estava certo e afirmou que vai corrigir o problema. A escultora responsável pela estátua é a francesa Stéphane Barret.

Ao site do museu, o escultor disse que recorreu a fotos e vídeos de The Rock para fazer a estátua “mais próxima possível da realidade”. As tatuagens samoanas do ator também foram desenhadas.

https://www.instagram.com/p/CydzKreK9Hg/?img_index=1

Em 2019, durante uma discussão no Twitter — atua X — sobre a falta de lutadores negros campeões na WWE, Dwayne “The Rock” Johnson respondeu a respeito da sua identidade.

O ator, que já foi um lutador da categoria, disse que era negro e samoano — origens do seu pai e da sua mãe, respectivamente.

“Que bom que descobri isso e vou dar a vocês algum contexto e verdade. Eu me identifico exatamente como sou –- ambos. Igualmente orgulhoso. Preto e Samoano”, escreveu The Rock.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas