A USB Type-C tem tudo para se tornar o Santo Graal das entradas. Ela pode carregar o seu laptop, disponibilizar vídeo em 4K para dois monitores simultaneamente e transferir dados USB com um único cabo — e tudo ao mesmo tempo. Agora, como isso pode ser ainda melhor? A resposta está na foto acima.
Este é um hub que usa a entrada Thunderbolt 3 da Intel, uma versão ainda melhor da USB-C com o dobro de largura de banda. Na prática, isso significa que ela é rápida o suficiente para aumentar o poder gráfico de um laptop, enquanto carrega a bateria, fornece imagem a dois monitores com 4K, e se conecta a dispositivos USB – tudo ao mesmo tempo.
Esse aglomerado fica mais ou menos assim:
É isso aí: com apenas um cabo USB-C plugado ao lado nesse laptop superfino e superleve que vimos na Intel Developer Forum 2015, temos o hub com três portas USB 3.0, duas saídas HDMI e duas DisplayPort, além de entradas para áudio externo e Ethernet, tudo no mesmo lugar.
E também temos uma entrada USB-C extra para — neste caso — acoplar um SSD externo ridiculamente rápido:
E a melhor parte do hub nem é este monte de entradas, mas o fato que essa caixinha tem um chip gráfico dentro dela – uma AMD Radeon R9 M385, para ser mais específico. Olá, joguinhos!
E se você quiser ainda mais poder gráfico? Digamos, caso você queira usar o seu laptop leve e fininho paga jogar Grand Theft Auto V no ultra? O Thunderbolt 3 aguenta até mesmo uma placa de vídeo: abaixo segue uma imagem da AMD R9 200, feita para desktops, que entrega um respeitável framerate nos benchmarks da Unigine Heaven.
Sim, ligar seu laptop ultrafino a um módulo externo e volumoso anula as vantagens de se ter um laptop ultrafino e leve, mesmo que temporariamente. Mas isso é perfeitamente justificável se você quiser jogar um pouco, ou até mesmo editar vídeos: você ficaria preso a uma mesa de um jeito ou de outro, então por que não aproveitar isso para injetar mais desempenho no seu laptop? É como ter um segundo computador.
Infelizmente, todos esses dispositivos Thunderbolt 3 (e o laptop) são apenas designs de referência da Inventec, e não produtos comerciais – pelo menos por enquanto! E além disso, a Intel não diz quanto eles custarão ou quando estarão disponíveis no mercado; sabemos apenas que os primeiros produtos com Thunderbolt 3 devem chegar ao mercado até o final deste ano.
Mas será que os fabricantes irão mesmo criar placas de vídeo externas com Thunderbolt 3? Navin Shenoy, executivo da Intel, apenas nos disse: “fique de olho nessa área”.