Tecnologia

TikTok anuncia ferramentas para limitar uso do app por adolescentes

Confira as novas funções de controle dos pais anunciadas pelo TikTok

Para proteger crianças e adolescentes dos perigos da internet, diversas plataformas estão investindo no controle parental. Agora, o TikTok está disponibilizando novos recursos ao seu emparelhamento familiar, lançado há cinco anos. A atualização irá permitir aos pais controlar o tempo de tela dos filhos, bem como visualizar seus seguidores, quem eles seguem e quem bloquearam.

Com a ferramenta Time Away, os responsáveis poderão limitar o tempo de tela dos adolescentes, permitindo o bloqueio durante horários selecionados. Por outro lado, eles também poderão aprovar solicitações para estender o limite de acordo com as sugestões dos jovens.

Vale lembrar que, como padrão, todos os adolescentes na plataforma têm um limite diário de 60 minutos de uso no TikTok. Além disso, a idade mínima para ter uma conta na rede social é de 13 anos. Para verificar a idade, o aplicativo utiliza tecnologia de aprendizado de máquina, assim como o Google também anunciou que passaria a fazer recentemente.

TikTok tambêm terá função “relaxamento”

O TikTok também revelou que os menores de idade terão o acesso interrompido por músicas de “relaxamento” quando estiverem no app após às 22h. Como regra, o app também não envia notificações para os jovens à noite. As medidas estão relacionadas ao esforço da plataforma para promover a saúde mental e o foco entre esse público.

Ao todo, são mais de 15 recursos de segurança, bem-estar e privacidade disponíveis. Entre eles, os responsáveis poderão ainda privar as contas dos adolescentes e ativar o feed STEM, com conteúdos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Além disso, nas próximas semanas, começarão testes para a adição de exercícios de meditação no período de relaxamento noturno, a fim de melhorar a qualidade do sono dos jovens. Já nos próximos meses, a plataforma pretende ainda lançar um novo recurso que para que os jovens notifiquem seus responsáveis quando denunciarem um vídeo.

“O TikTok respondeu aos apelos de jovens e suas famílias por mais ferramentas que os ajudem a dar suporte ao bem-estar ao usar o aplicativo”, declarou a Dra. Vicki Harrison, do Conselho Consultivo de Conteúdo do TikTok e Diretora do Programa do Centro de Saúde Mental e Bem-Estar Juvenil da Stanford Psychiatry. “Priorizar o sono, o uso equilibrado e mais interações entre pais e adolescentes em torno do uso de mídias sociais são todos passos positivos que espero que vejamos mais.”

Em 2023, um estudo do Google revelou baixa adesão ao controle parental no Brasil. Por isso, saiba como proteger os menores dos perigos das redes sociais com este guia.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas