A Universal Music anunciou que não chegou a um acordo para renovar a licença de músicas dos artistas da gravadora com o TikTok. O acordo firmado em 2021 venceu ontem, dia 31 de janeiro.
Em uma carta aberta, a Universal Music chamou a plataforma de vídeos de “parceiro” no trabalho de valorização dos artistas — como Taylor Swift, The Weeknd e Drake –, e disse que defendeu três propostas para a renovação.
A companhia desejava “compensação adequada para nossos artistas e compositores, proteção de artistas humanos contra os efeitos nocivos de IA [inteligência artificial] e segurança online para usuários do TikTok”.
“Em última análise, a TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música”.
Segundo a empresa, o TikTok quis pagar uma taxa que é uma fração da taxa que as principais plataformas sociais pagam à ela, além de estar sendo permissiva com a criação de músicas por inteligência artificial, o que significa, para a Universal Music, “patrocinar a substituição de artistas pela IA”.
“Mas quando propusemos que o TikTok tomasse medidas semelhantes às dos nossos outros parceiros de plataforma para tentar resolver estas questões, ele respondeu primeiro com indiferença e depois com intimidação. À medida que as nossas negociações continuavam, o TikTok tentou intimidar-nos para que aceitássemos um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado e que não refletia o seu crescimento exponencial. Como ele tentou nos intimidar? Removendo seletivamente a música de alguns dos nossos artistas em desenvolvimento, mantendo na plataforma as nossas estrelas globais que impulsionam o público.”
A Universal Music disse que “nunca” vai aceitar o acordo nessas condições.
TikTok rebate
Ontem, a plataforma de vídeos respondeu às alegações da Universal Music e disse que a gravadora colocou “a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”.
“O TikTok conseguiu chegar a acordos de ‘primeiro o artista’ com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs”.
A plataforma fechou um novo acordo com outra gravadora, a Warner Music, em julho de 2023. No mesmo ano, lançou o TikTok Music para rivalizar com o Spotify e a Apple Music e está testando o recurso “AI Song”, que permite aos usuários criar músicas usando prompts, segundo o The Guardian.
O que muda?
Como destacou o Engadget, as músicas da gravadora presentes nos vídeos serão silenciadas.
Segundo a Universal Music, a rede social da ByteDance gera 1% da receita total da companhia. Ela é detentora de sucessos importantes, como Beatles, Olivia Rodrigo, Kendrick Lamar, SZA, Ariana Grande, Justin Bieber, Adele, U2, Coldplay e outros.
A música “Murder on the Dancefloor”, de Sophie Ellis-Bextor, por exemplo, faz parte do catálogo. A canção viralizou com usuários reproduzindo a cena final do filme “Saltburn” no TikTok — ou seja, uma trend.
Algumas canções já começaram a ser retiradas. O perfil oficial de Taylor Swift já não apresenta mais as canções na aba dedicada às suas músicas:
O mesmo acontece com o perfil de Olivia Rodrigo: