O TikTok acaba de lançar o Trendy Beat, uma forma de ampliar as vendas no app e competir com as gigantes do comércio eletrônico, como Amazon e Shein.
A novidade oferecerá uma seleção de produtos que “viralizaram” na plataforma. Por enquanto, o projeto da ByteDance, dona do TikTok, está em fase de testes no Reino Unido – mas o objetivo é ampliar para mais países em breve.
Nas últimas semanas, os usuários britânicos tiveram acesso à nova funcionalidade. No Trendy Beat, é possível encontrar itens como um aparelho para remover cera dos ouvidos ou escova para tirar pelos dos pets da roupa – ou seja, tudo o que está bombando na plataforma.
A plataforma de vídeos já tinha um braço de comércio eletrônico, o TikTok Shop. A mudança é que, agora, a ByteDance quer apostar em produtos adquiridos ou fabricados pela própria empresa, aproveitando o fato de que a sua rede social lança em primeira mão itens virais e que fazem sucesso entre os seus usuários.
Mas, por ora, a companhia conta com uma rede de fornecedores para produzir esses artigos. Todos os itens anunciados são enviados da China e vendidos pela empresa Seitu. O registro é em Singapura, a atual sede da ByteDance, segundo informações do jornal britânico Financial Times.
TikTok quer superar os concorrentes
O TikTok Shop permite que as marcas ofereçam seus produtos diretamente no app. Com o Trendy Beat, o app passa a vender seus próprios produtos. No novo modelo, o TikTok opera de forma semelhante à Amazon Basics e a Shein, que comercializam seus itens mais populares.
Mas, enquanto o TikTok investe pesado nas vendas, os concorrentes da plataforma já tiraram o pé do acelerador ao se deparar com um mercado não tão receptivo. O Instagram, por exemplo, removeu a aba de marketplace em janeiro deste ano.
Em seguida, a rede da Meta anunciou que não oferece mais compras no app. O Facebook também encerrou a sua função de compras na plataforma em agosto de 2022.
Quando chega ao Brasil?
Por enquanto, o TikTok só testa o Trendy Beat no Reino Unido. Mas, segundo o Financial Times, a companhia entrou com um pedido de registor de marca nos EUA ainda em maio. Isso indica que o recurso de teste pode eventualmente ser ampliado para o país.
Isso não significa que o Brasil deve receber a função em breve, mas é uma possibilidade, visto que o país reúne um dos maiores públicos do TikTok no mundo.
Embora o TikTok ainda esteja engatilhando no comércio eletrônico, o app já tem grande influência no comportamento dos usuários. A frase “O TikTok me fez comprar” se tornou popular devido à capacidade da plataforma de alavancar as vendas rapidamente.