Depois de o Spotify investir na adição de videoclipes ao player de música, o TikTok quer aumentar a competição com o lançamento do TikTok Music. A ByteDance, dona da rede social, anunciou, nesta quinta-feira (6), que está lançando o serviço de streaming musical com exclusividade no Brasil e na Indonésia.
A plataforma por assinatura vai substituir o Resso, o streaming atual da ByteDance, que deixará os dois países em 5 de setembro. A Resso também opera na Índia, mas até o momento não há previsão de estreia do TikTok Music neste ou em outros países.
A ByteDance entrou com um pedido de registro de marca no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA em maio de 2022 para o “TikTok Music” em maio deste ano.
Como funciona o TikTok Music?
Assim como o novo Threads, do Instagram, o TikTok Music permite sincronizar o streaming com o perfil do TikTok do usuário. A ideia é disponibilizar as versões completas dos hits da rede social, com acesso às letras em tempo real, criação de playlists colaborativas e download de músicas off-line, por exemplo.
O serviço também quer conectar os usuários, incluindo opções de comentários e conexões com outros perfis. Outra característica interessante é que ele é capaz de identificar músicas, como faz o aplicativo “Shazam”, bem como o mecanismo de pesquisa do Google.
No Brasil, a assinatura do novo streaming custará R$ 16,90 na versão individual e R$ 26,90 no plano família, enquanto o pacote anual sai por R$ 159,90, segundo informações da Folha de S.Paulo. Além disso, estudantes têm direito a pagar meia. Mas, ao contrário do Spotify, o TikTok Music não conta com opção de assinatura gratuita, apesar de oferecer uma avaliação gratuita de um mês.
“Temos o prazer de apresentar o TikTok Music, um novo tipo de serviço que combina o poder da descoberta de músicas no TikTok com o melhor serviço de streaming da categoria. O TikTok Music tornará mais fácil para as pessoas na Indonésia e no Brasil salvar, baixar e compartilhar suas faixas virais favoritas do TikTok”, disse o chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da TikTok, Ole Obermann, em comunicado (via Tech Crunch).
O fenômeno TikTok
Apesar do banimento em diversos territórios, o TikTok foi o aplicativo com mais downloads no mundo por três anos consecutivos. Sendo o segundo país que mais passa tempo online – perdendo apenas para, quem diria, a Indonésia -, o Brasil é um dos maiores consumidores do aplicativo, que cresce cada vez mais.
Em junho deste ano, a plataforma lançou seu próprio comércio eletrônico para competir com a Shein e a Amazon. Mas, desta vez, os brasileiros terão que esperar um pouco mais pelo serviço, sem previsão de lançamento no país. Saiba mais nesta matéria do Giz Brasil.