Tecnologia

TikTok Music será encerrado após pouco mais de um ano no ar

Plataforma criada para concorrer com Spotify e outros apps de música não vingou e só fica no ar até 28 de novembro; saiba mais

A empresa chinesa ByteDance anunciou nesta semana que vai encerrar definitivamente o TikTok Music. A plataforma de música, uma aposta para concorrer com Spotify, Apple Music e outros apps do segmento de streaming de áudio, será descontinuada no final do mês de novembro.

O comunicado do TikTok Music

whatsapp invite banner

Lamentamos informar que o TikTok Music será encerrado em 28 de novembro de 2024. Gostaríamos de agradecer todo seu apoio e que tenha gostado das músicas”, disse a empresa em comunicado publicado no site.

Não é segredo para ninguém que a plataforma de vídeos curtos é responsável pelo sucesso de uma série de artistas. Sejam eles consagrados ou recém-chegados ao mercado fonográfico. Assim, muitos cantores e bandas viram sua carreira mudar completamente após algumas de suas músicas viralizarem no TikTok, rede social que é popular, especialmente, entre jovens e adolescentes.

Um imbróglio envolvendo o pagamento de royalties pela utilização de músicas encorajou a Universal Music Group, um dos maiores selos do mundo, a retirar todas as músicas de seus artistas da plataforma, o que foi um duro golpe para as aspirações da empresa no mercado de streaming.

Anteriormente, entre fevereiro e maio deste ano, as empresas negociaram os termos de um novo contrato para pagamento de royalties aos artistas. Mesmo chegando a um acordo, a ByteDance parece ter mudado de planos em relação ao universo da música. A empresa continuará investindo no segmento, mas impulsionando artistas através da rede de vídeos curtos.

Como descobrir se alguém viu seu vídeo no TikTok

WhatsApp que se cuide: TikTok lança conversas em grupo

Encerraremos o TikTok Music no final de novembro para concentrar em nosso objetivo de promover o papel do TikTok em impulsionar ainda mais o consumo e o valor nos serviços de streaming de música, para o benefício de artistas, compositores e da indústria”, afirmou Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da ByteDance.

Por fim, a empresa também confirmou que os dados pessoas de todos os usuários serão excluídos da plataforma a partir de 28 de novembro.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas